Notícias

Moradores dizem ter visto ave atingir helicóptero da Globo

Momentos antes da queda, o telejornal matinal da emissora de televisão, o Bom Dia Pernambuco, mostrava que o dia começou com muita chuva na capital pernambucana

Queda do helicóptero da Globo em Brasilia TeimosaQueda do helicóptero da Globo em Brasilia Teimosa - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

A queda de um helicóptero deixou os moradores do bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, em estado de consternação na manhã desta terça-feira (23). O Globocop, que fazia imagens para o telejornal matinal da Globo Nordeste, foi visto por testemunhas quando tentava um pouso de emergência na água. Os moradores da área Ronaldo da Silva e Lázaro Francisco afirmaram que perceberam que a aeronave, que já voava mais baixo, apresentava um barulho e, ao tentar o pouso, foi atingida por uma ave e caiu.

Leia também:
PF assumirá investigação de queda de helicóptero da Globo no Recife
[Vídeo] PF assumirá investigação de queda de helicóptero da Globo no Recife

Três funcionários da Helisae Helicópteros do Nordeste, terceirizada que opera o Globocop, estavam na aeronave. Os próprios moradores retiraram as vítimas do mar e realizaram os primeiros socorros.O comandante Daniel Galvão, de 33 anos, e a controladora de tráfego aéreo Lia Maria Abreu de Souza, de 34 anos, não resistiram aos ferimentos e morreram. O operador de transmissão Miguel Brendo Pontes Simões, de 21 anos, foi socorrido e está internado em estado grave no Hospital da Restauração (HR).

Ronaldo e Lázaro, na companhia de dois amigos, foram os primeiros a mergulhar. "A gente conhece a área e entrou no mar para fazer o salvamento. Ele (Ronaldo) e outros dois colegas chegaram para ajudar a procurar as vítimas. Depois, foi chegando mais ajuda. O primeiro a boiar foi Daniel, que retiramos, imediatamente, da água. Quando subimos Daniel, vimos o outro (Miguel). Colocamos os dois na mureta. A mulher demorou um pouco mais a boiar, mas depois subiu e retiramos ela também", lembrou Lázaro, acrescentando que a vizinha, que é socorrista, prestou os primeiros socorros.

Leia também:
Helicóptero cai no bairro do Pina, no Recife; veja vídeo
[Galeria] Confira imagens da queda do helicóptero da Globo no Recife

Padrasto de Miguel Brendo e um dos donos da Heliase, o capitão Wagner Monteiro afirmou que a aeronave tinha passado por revisão recentemente. Ele disse ter recebido a informação de que a equipe tentaria um pouso na água, mas disse não saber o que provocou a queda. 

"A gente opera o Globocop há aproximadamente 15 anos e nunca houve absolutamente nada. Infelizmente, hoje, eu soube dessa notícia de que o helicóptero inicialmente teria feito um pouso na água, mas a gente realmente está vendo que a coisa foi grave e o pouso não foi bem sucedido. A gente tem que saber exatamente o que aconteceu porque helicóptero não cai, não é feito pra cair. Já falaram que pode ter colidido com um pássaro, mas a gente não sabe", afirmou o capitão.

Wagner Monteiro afirmou que o piloto que estava a bordo era extremamente experiente. "O comandante Daniel é cidadão americano, inclusive, com carteira americana e carteira brasileira. É um cara extremamente experiente e instrutor de voo. Também estava o operador Miguel Brendo, meu filho, e tinha uma controladora de voo convidada, como observadora", disse.

O capitão detalhou o serviço feito com o Globocop. "A gente voa com piloto. Às vezes, com repórter e um operador de sistema que comanda a câmera. Eu, particularmente, ontem (segunda-feira), voei o dia inteiro nesse helicóptero. Fiz o Bom Dia Pernambuco e o NETV1", lembrou. Uma funcionária da Folha de Pernambuco que mora no bairro registrou imagens da aeronave momentos antes do acidente. Veja vídeo:

Veja também

Rodoviários interditam Terminal Integrado do Xambá, em Olinda, por falta de abastecimento de água
OLINDA

Rodoviários interditam Terminal Integrado do Xambá, em Olinda, por falta de abastecimento de água

Musk rejeita ordem australiana para retirada de vídeo de ataque em Sydney
REDES SOCIAIS

Musk rejeita ordem australiana para retirada de vídeo de ataque em Sydney

Newsletter