A-A+

Moradores do Curado bloqueiam uma das entradas do TIP

O grupo reivindica melhorias na integração para os passageiros que moram na comunidade e que, segundo os manifestantes, são obrigados a pagar duas passagens para chegar à localidade.

Protesto no CuradoProtesto no Curado - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Um protesto organizado por usuários do transporte público bloqueia uma das entradas do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), na rua Doutor George William Butler, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. O grupo reivindica melhorias na integração para os passageiros que moram na comunidade e que, segundo os manifestantes, são obrigados a pagar duas passagens para chegar à localidade.

A manifestação começou por volta das 6h30, impedindo a entrada apenas dos coletivos do sistema de transporte público. Os ônibus de viagem estão sendo liberados.

"A gente tem um problema muito sério de mobilidade para o Curado. Tem a BR-232, que não foi melhorada, e, desde o dia 15 de fevereiro, implantaram a integração temporal, que dá direito a duas horas para fazer a integração. Então, como tem esse problema na BR, quem vem da Joana Bezerra ou do Barro, vai ser debitado aqui porque lá o sistema não é integrado. Ou seja, o curadense está pagando duas, três passagens em média para voltar para casa", explica um dos líderes da mobilização, Antônio Albuquerque.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transportes os usuários que constatarem a cobrança de uma segunda tarifa devem procurar a ouvidoria do órgão através do telefone 3182.5512, informando dia, hora, linhas e o número do VEM para que o caso possa ser analisado. Ainda de acordo com o Grande Recife, caso seja confirmada a cobrança indevida, o usuário terá o valor dos créditos ressarcido.

A integração temporal permite que o usuário utilize dois modais (ônibus x metrô) pagando apenas uma passagem, por sentido da viagem, no intervalo de duas horas. É importante lembrar que a integração temporal só é possível com o cartão VEM.

Após reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2) o Grande Recife afirma que "técnicos do Consórcio ficaram de analisar uma ampliação no intervalo da integração temporal". Confira nota na íntegra: 

O Grande Recife informa que a integração temporal permite que o usuário utilize dois modais (ônibus x metrô) pagando apenas uma passagem, por sentido da viagem, no intervalo de duas horas.

Com relação ao tempo de embarque, numa reunião na tarde desta segunda-feira (02) com líderes comunitários do Curado, técnicos do Consórcio ficaram de analisar uma ampliação no intervalo da integração temporal. Em contrapartida, a comunidade ficou de fornecer os dados dos usuários que tiveram uma segunda passagem debitada para checagem.

O Consórcio informa ainda que os usuários que constatarem a cobrança de uma segunda tarifa devem procurar a Ouvidoria do órgão (3182.5512) informando dia, hora, linhas e o número do VEM para que o caso possa ser analisado. Caso seja confirmada a cobrança indevida, o usuário terá o valor dos créditos ressarcido.

Veja também

Rússia suspende sua missão na Otan e a da Aliança Atlântica em Moscou
Russia

Rússia suspende sua missão na Otan e a da Aliança Atlântica em Moscou

Nobel da Paz Malala pede a talibãs retorno de meninas à escola
Afeganistão

Nobel da Paz Malala pede a talibãs retorno de meninas à escola