Notícias

Moradores do Recife podem solicitar plantio de mudas

Plantio, manutenção, poda e orientações sobre arborização são disponibilizados pela prefeitura da cidade

Plantio de mudas no RecifePlantio de mudas no Recife - Foto: Divulgação/PCR

Moradores do Recife podem solicitar à prefeitura plantio de mudas em sua rua, bairro ou comunidade. O serviço, que pode ser feito em qualquer época do ano, está disponível através do telefone 156, cuja ligação é gratuita. Primeiramente, o solicitante abre um protocolo de análise.

Em seguida, técnicos ambientais vão ao local indicado para avaliar e escolher a espécie adequada para ser plantada na área escolhida. As espécies mais plantadas são as nativas da Mata Atlântica, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS). O procedimento dura em média 20 dias e é totalmente gratuito. Cerca de 15 solicitações são feitas por mês, de acordo com a SMAS.

Leia também:
Um milhão de espécies estão ameaçadas de extinção, aponta relatório da ONU
Vídeos celebram Dia Internacional da Biodiversidade

Entre os principais benefícios para as redondezas do local onde as mudas são plantadas estão a melhoria da qualidade do ar, a minimização das ondas urbanas de calor e a redução das poluições sonora e visual, além de contribuir para a qualidade de vida e a beleza do meio ambiente.

Para ajudar o plantio, a SMAS desenvolveu o Manual de Arborização Urbana do Recife, que mostra as orientações para plantar e manter a arborização. O material pode ser acessado gratuitamente na internet.

Os cidadãos também podem auxiliar a identificar e catalogar as árvores da capital pernambucana através do aplicativo Arborize, desenvolvido pela Prefeitura do Recife. O app traz informações das árvores que existem na cidade e ainda tem um manual que explica como cada muda deve ser plantada. O Arborize é disponibilizado gratuitamente nas lojas de aplicativo do iOS e do Android.

Maratona Verde
Para comemorar a Semana do Meio Ambiente no Recife, uma Maratona Verde dedicada ao plantio de 10 mil mudas está sendo organizada. As árvores serão plantadas entre os dias 3 e 9 de junho nos principais pontos da cidade, como avenidas, parques, praças, escolas e unidades de saúde. Para participar é necessário efetuar um cadastro no site da SMAS.

Veja também

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo
palestina

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo

"Assassino terrorista": relembre insultos trocados entre Petro e Milei
CONFLITO

"Assassino terrorista": relembre insultos trocados entre Petro e Milei

Newsletter