Notícias

Moradores do Vasco da Gama recebem serviços de saúde e cidadania gratuitos

Projeto acontece nesta quarta-feira (28), das 8h às 16h, na Escola Professora Almerinda Umbelino de Barros

Projeto Colmeia Projeto Colmeia  - Foto: Divulgação

O bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife, é o primeiro a receber, este ano, o projeto Colmeia Comunidade, do Sesc. A ação acontece nesta quarta-feira (28) e vai levar serviços de saúde e cidadania gratuitos aos moradores da localidade. Das 8h às 16h, a iniciativa será realizada na Escola Professora Almerinda Umbelino de Barros, que fica localizada na Avenida Vasco da Gama, s/nº.

Entre os serviços, o público poderá contar com teste rápido de hepatite B e C, de glicose, colesterol, aferição de pressão, além da emissão da segunda via do Registro de Nascimento, Casamento e Óbito. Serão oferecidos no projeto 30 exames de citologia e palestra sobre o câncer de mama e colo do útero, os principais tipos que acometem o público feminino no mundo todo.

O objetivo dessa ação é alertar as mulheres para a prevenção e o cuidado com a saúde. O Sesc Odontologia fará aplicação de flúor, escovação orientada com o escovódromo e palestra sobre os cuidados com a higiene bucal. Os moradores poderão contar ainda com avaliação físico-funcional.

A Secretaria Estadual de Saúde participará do projeto realizando o exame de Hanseníase, orientando sobre a doença e as formas de tratamento. A população poderá receber informações sobre tuberculose e a ação educativa da Operação Lei Seca. O Distrito Sanitário VII fará teste rápido de HIV e Hepatite B e C e orientará sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS, Dengue, Febre Amarela e Filariose, além entregar preservativos masculinos e femininos e lubrificantes.

A expectativa da ação é realizar mais de cinco mil atendimentos no bairro do Vasco da Gama. Durante o ano, a iniciativa irá passar por 11 bairros e cidades do Recife e Região Metropolitana e quatro municípios do interior. Na área de cidadania, o Balcão de Direitos emitirá a segunda via do Registro de Nascimento, Casamento e Óbito. Os interessados em retirar os documentos precisam levar a cópia do RG ou CPF e as certidões que não foram registradas.

O INSS estará no Colmeia Comunidade com informações sobre os Direitos Previdenciários e Assistencial, a simulação de contagem de tempo e o agendamento dos benefícios. Orientações Jurídicas serão passadas pela FIR e a Microlins ensinará a preparar e emitir currículos.

Serviços de cadastro de baixa renda da Celpe, ligação nova, parcelamento, troca de titularidade e solicitação da segunda via da conta poderão ser feitos na unidade móvel da instituição. O Detran fará atendimento do histórico do nada consta de multas, informações de pontuação da CNH, emissão de taxas, consulta de gravame e débitos, além da atualização de endereço. O Senac estará realizando durante todo o dia corte de cabelo masculino e feminino e esmaltação das mãos.

Serviço
Projeto Colmeia Comunidade

Local: Escola Professora Almerinda Umbelino de Barros, localizada na Avenida Vasco da Gama, s/nº
Horário: 8h às 16h
Acesso gratuito

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter