LUTO

Morre, aos 88 anos, o arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Eusébio Scheid

Segundo nota da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Eusébio faleceu devido a um longo período de enfermidade

Arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Eusébio ScheidArcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Eusébio Scheid - Foto: Reprodução/Internet

O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Eusébio Eusébio Scheid, morreu, aos 88 anos, na tarde desta quarta-feira (13) em São José dos Campos, em São Paulo, onde residia.

Segundo nota da Arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Eusébiu faleceu devido a um longo período de enfermidade, mas sem entrar em detalhes sobre a causa. 

Segundo informações do G1, o religioso morreu devido a complicações provocadas pela Covid-19,  que agravou o já complicado quadro de saúde do cardeal. N

Quem era Eusébio Oscar Scheid:
Dom Eusébio nasceu em Luzerna, Santa Catarina, no dia 8 de dezembro de 1932, filho de Alberto Reinaldo Scheid e de Rosália Joana Scheid. Cursou o ensino fundamental e o ensino médio no Seminário dos Padres do Coração de Jesus em Corupá (SC). Religioso da Congregação dos Padres do Coração de Jesus (Dehonianos), fez a sua profissão religiosa em 2 de fevereiro de 1954. 
 

Foi eleito bispo de São José dos Campos (SP) em 1981 pelo Papa João Paulo II, quando adotou o lema “Deus é bom”. Em 1991, foi transferido para a Arquidiocese de Florianópolis, onde permaneceu por dez anos. Em 2001, foi transferido para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, sucedendo o cardeal Eugenio de Araujo Sales. Tornou-se cardeal em 2003, quando o Papa João Paulo II presidiu o Consistório Ordinário Público para a criação de 30 novos Cardeais. 

Veja também

Encontrados 19 corpos carbonizados na fronteira México-EUA
Mundo

Encontrados 19 corpos carbonizados na fronteira México-EUA

Resgatados 11 mineiros soterrados há duas semanas em mina de ouro na China
Resgate

Resgatados 11 mineiros soterrados há duas semanas em mina de ouro na China