LUTO

Políticos e personalidades lamentam o falecimento de Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro

A matriarca da família Monteiro tem sido reverenciada por nomes de peso de Pernambuco

Morre aos 94 anos Maria do Carmo Queiroz MonteiroMorre aos 94 anos Maria do Carmo Queiroz Monteiro - Foto: Acervo da família.

Políticos e personalidades pernambucanas prestam homenagens a Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro, que faleceu nesta quinta-feira (9), aos 94 anos. Mais conhecida como Do Carmo Monteiro, era viúva do empresário, ex-deputado e ex-ministro Armando Monteiro Filho. A causa da morte foi natural e aconteceu no Hospital Português, no Paissandu. Por causa da pandemia, o velório foi restrito aos familiares, que agradecem as manifestações. 

Do Carmo era filha caçula do ex-governador do estado de Pernambuco Agamenon Magalhães. Casou-se, em 17 de setembro de 1949, com Armando Monteiro Filho, que atuou como ministro da Agricultura da fase parlamentarista do Governo João Goulart. Juntos, tiveram cinco filhos: Maria Lecticia Cavalcanti, Armando Neto, Sérgio Monteiro (falecido precocemente), Horácio Monteiro e Eduardo Monteiro, presidente do Grupo EQM, do qual faz parte a Folha de Pernambuco.

Veja as homenagens:

Rodrigo Maia - Presidente da Câmara dos Deputados 

Com muita tristeza recebi a informação da morte de dona Maria do Carmo Monteiro, uma pessoa que trabalhou a vida toda na construção de um legado social que extrapola o estado de Pernambuco. Meus sentimentos à família, em especial aos filhos Eduardo e Armando, e aos amigos.

José Múcio Monteiro - Presidente do TCU

Quero dizer que ela era uma dama, uma exemplar chefe de família, uma exemplar esposa, companheira, conciliadora. Uma pessoa que dava atenção a todas as pessoas, foi importante na vida de cada filho, de tio Armandinho, pessoa muito querida na família, respeitada, dava atenção aos sobrinhos, aos netos, aos filhos de sobrinhos. Exercia com maestria o seu papel de liderança na família. Ela hoje está fazendo a coisa q mais gostava na vida, voltou a cuidar de Dinho, como ela chamava tio Armadinho.

José Paulo Cavalcanti - Jurista e genro de Do Carmo

“A qualidade que mais é marcante, em dona do Carmo, é a firmeza, nos momentos mais duros. A calma. A serenidade. E a determinação, quando todos sentem esses momentos. Uma grande dama. Doce. Mas firme.“

Fernando Monteiro - Deputado federal

Minha querida Tia Do Carmo, uma pessoa forte, sempre ao lado do nosso tio Armandinho e muito presente junto à família. Uma mulher ímpar, cheia de cuidado com todos, carinhosa e muito querida. Esta sertaneja de Serra Talhada deixa o legado de uma pessoa de fibra e de amor aos seus, um exemplo a ser seguido.

Paulo Câmara - Governador de Pernambuco

Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento de Dona do Carmo. Filha do ex-governador Agamenon Magalhães, ela era uma mulher de muita fibra que acompanhou desde muito cedo a política de Pernambuco e do Brasil, sobretudo ao lado do seu esposo, o saudoso ex-ministro Armando Monteiro Filho. Quero neste momento me solidarizar com seus filhos Eduardo Monteiro, Lectícia Cavalcanti, Horácio, o ex-senador Armando Monteiro Neto e todos os familiares e amigos de Dona do Carmo.

Luciana Santos - Vice-governadora de Pernambuco

Dona do Carmo sempre foi de uma atenção e gentileza ímpar comigo. Mulher forte e decidida, terá sempre um lugar de respeito e carinho em minha memória. É com pesar que registro essa despedida. Aos filhos e familiares meu abraço solidário.

Geraldo Julio - Prefeito do Recife

É com tristeza que recebo a notícia da morte de Dona do Carmo, que teve sua trajetória de vida marcada pela integridade, posições firmes e sensibilidade social. Quero mandar um abraço à família, em especial aos seus filhos Eduardo Monteiro, Lectícia Cavalcanti, Horácio (...) e o ex-senador Armando Monteiro Neto.

Filha do ex-governador Agamenon Magalhães e viúva do ex-ministro Armando Monteiro Filho, Dona do Carmo, com seu estilo discreto, sempre acompanhou de perto a política brasileira. Meus sentimentos a todos os seus familiares e amigos.

Jarbas Vasconcelos - Senador de Pernambuco

D. do Carmo Monteiro exerceu com elegância e equilíbrio durante toda a sua vida, ao lado de Armando Monteiro Filho, a construção de uma família honrada e de marcante presença em segmentos da política e da economia de Pernambuco. Filha do ex-governador Agamenon Magalhães, destacou-se no trabalho social e foi referência pela forma gentil e solidária com que se relacionava com todos. Deixo consignado sentimentos aos seus filhos,  Eduardo, Maria Letícia, Horácio e Armando Neto, que souberam estender as virtudes que receberam dos pais ao cotidiano de suas próprias vidas.

Joaquim Francisco - Ex-governador de Pernambuco

Pernambuco perde uma filha autêntica, mãe serena e conselheira, firme, de filhos e afilhados no respeito aos melhores valores da família e na inteireza de um caráter formado na convivência do pai Agamenon Magalhães e do marido Armando Monteiro Filho. Dois homens públicos que souberam respeitar a sacralidade dos valores republicanos. Dona do Carmo permanecerá como referência da dignidade, firmeza e tradição  da mulher, mãe e guerreira de Pernambuco! 

João Lyra Neto - Ex-governador de Pernambuco

Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento de dona Do Carmo Monteiro. Uma mulher engajada nas causas sociais do nosso Estado e tão presente na vida política desde muito jovem. Meus sinceros sentimentos de pesar à família e aos amigos, que nesse momento sofrem com essa grande perda.

Raquel Lyra - Prefeita de Caruaru

É com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de dona Maria do Carmo Monteiro. Uma mulher que tinha Pernambuco em suas veias, que era dona de uma personalidade singular, forte e sempre presente no cenário político do Estado. Filha do ex-governador Agamenon Magalhães e esposa do ex-ministro Armando Monteiro Filho, ao lado deles nos deixará saudades e ensinamentos. À família e aos amigos, minha solidariedade e abraço fraterno neste momento de dor.

Miguel Coelho - Prefeito de Petrolina

Lamento profundamente o falecimento de dona Maria do Carmo Queiroz Monteiro. Mulher muito respeitada em Pernambuco por sua trajetória em defesa de causas sociais e por sua personalidade generosa. Compartilho meus sentimentos de pesar e solidariedade à família Queiroz Monteiro, em especial, aos filhos de dona do Carmo, Armando, Eduardo, Horácio, Lectícia e Sérgio. 

Silvio Costa Filho - Deputado federal e família

Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de Dona Maria do Carmo Monteiro. Uma pessoa amada e admirada por todos. Além de uma grande mãe, esposa e avó, ela era amiga dos amigos.

Ao lado do ex-ministro Armando Filho, escreveu uma bela história de amor, marcada por presteza e solidariedade. Não tenho dúvidas que Dona do Carmo vai deixar saudades no coração de todos nós. Em nome dos amigos Armando Monteiro e Eduardo Monteiro, nossa solidariedade a toda família e aos amigos.

João Campos - Deputado federal

Lamento muito o falecimento de Dona Maria do Carmo, senhora distinta que tive a oportunidade de conhecer. Uma companheira sempre leal do ex-ministro Armando Monteiro Filho, ela foi testemunha de muitos fatos da política pernambucana nas últimas décadas. Em nome do amigo e presidente do grupo EQM, Eduardo Monteiro, filho de Dona Do Carmo, quero registrar aqui os meus sentimentos a toda a família, incluindo também os filhos Lectícia Cavalcanti, Armando Neto, Sérgio Monteiro, Horácio Monteiro.

Danilo Cabral - Deputado federal

É com profundo pesar que lamentamos o desaparecimento de dona Maria do Carmo Monteiro. Uma mulher de fibra, que nos deixa muitas lições de companheirismo, de defesa de causas sociais, humanidade.

Prestamos nossa solidariedade aos familiares, em nome dos seus filhos Eduardo e Armando Monteiro, e amigos neste momento de perda e de dor, a quem deixamos um fraterno abraço. Que Deus a guarde no merecido lugar especial e conforte a todos.

André Ferreira - Deputado federal

Com tristeza e pesar, recebi a notícia do falecimento de Dona Maria do Carmo Monteiro. Mulher de muita fibra e sempre muito gentil no trato, formou, ao lado do saudoso Armando Monteiro Filho, uma linda família.

Filha do ex-governador Agamenon Magalhães, sempre teve destaque por suas ações sociais. Deixo aqui meus pêsames a todos os seus filhos e familiares. Que encontrem conforto em Deus.
 

Augusto Coutinho - Deputado federal 
 
Com tristeza recebi a notícia do falecimento de Do Carmo Magalhaes Monteiro, filha do governador Agamenon Magalhães.

Personalidade distinta do nosso estado, sempre atuante e engajada nas causas sociais, a quem tive a honra de conhecer e ter como madrinha de casamento.  Aqui registo em meu nome, no de minha esposa, Isabela, e de meus filhos, pesar e sentimentos aos seus familiares neste momento de dor. Que Deus os conforte.
 
Marília Arraes - Deputada federal
 
Recebo com tristeza a notícia do falecimento de Dona do Carmo, mulher admirável que também faz parte da história política do nosso Estado. 

Filha do ex-governador Agamenon Magalhães e esposa do ex-ministro Armando Monteiro Filho, Dona do Carmo teve uma trajetória de dedicação às causas sociais. Nos últimos anos, mesmo com idade avançada, sempre fazia questão de participar de atos públicos ao lado de seu filho, o ex-Senador Armando Monteiro Neto. 

A todos os familiares, seus filhos Armando, Eduardo Monteiro, Lectícia Cavalcanti, Sérgio e Horário, aos netos e bisnetos, meus sentimentos.

Daniel Coelho - Deputado federal 

Meus profundos sentimentos a toda família Monteiro pela perda de sua matriarca Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro. Mulher firme, inteligente, natural líder. Ao longo da vida, participou intensamente de todo o sucesso do marido e dos filhos. Que Deus acompanhe sua família nesse momento de perda.

Eriberto Medeiros - Deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Gostaria de externar meu pesar pelo falecimento de dona Do Carmo Monteiro. Sua trajetória marcante na política e na economia do nosso Estado, sempre ao lado do ex-ministro Armando Monteiro Filho, serve de referência pelas contribuições incontáveis para a nossa gente. Deixo meu abraço a cada um dos seus filhos, o ex-senador Armando Monteiro Neto, Eduardo Monteiro, Maria Lectícia, Horácio e Cláudio, estendendo a reverência a seus familiares e amigos.

Álvaro Porto - Deputado estadual

Foi com tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento de Dona Maria do Carmo Monteiro. Mulher que teve atuação marcante em ações de cunho social e humanitário, Dona Do Carmo foi esposa, mãe e avó de fibra. Deixou um legado de equilíbrio e sabedoria na construção de uma família de destaque na vida pública e na economia de Pernambuco. Neste momento de despedida e saudade, quero expressar minhas condolências e solidariedade aos filhos, aos netos e demais familiares e amigos.

Terezinha Nunes - Deputada estadual

Pernambuco perdeu hoje uma grande mulher da política estadual, Dona Maria do Carmo Monteiro. Esposa do ex-ministro Armando Monteiro, ela era filha do ex-governador Agamenon Magalhaes e, além da política que trazia na veia, também teve papel destacado na área social tendo fundado na década de 60, em Brasília, a Casa do Candango para amparar os imigrantes, sobretudo nordestinos, que para lá se dirigiam em busca de emprego. Seu esposo na época era ministro da Agricultura do então presidente João Goulart. Dona do Carmo faleceu aos 94 anos vítima de câncer. Aliava a fortaleza no agir à doçura do fino trato. Era uma grande dama. Minha homenagem.

Isaltino Nascimento - Deputado estadual

Apresento as mais sentidas condolências à família Queiroz Monteiro pelo falecimento de Dona Maria do Carmo. Desejo união nas fontes de esperança e paz.

Lula Cabral - Prefeito do Cabo de Santo Agostinho

É com grande pesar que recebo, nesse dia em que celebramos 143 anos da nossa cidade, o Cabo de Santo Agostinho, a notícia do falecimento de duas pessoas importantes do nosso Estado. 

Dona Maria do Carmo Monteiro, viúva do ex-ministro Armando Monteiro Filho e mãe do ex-senador Armando Monteiro Neto e do presidente do grupo EQM (Folha de Pernambuco) Eduardo Monteiro. Uma mulher de fibra, que sempre se destacou em nosso Estado pela discrição e engajamento nas causas sociais. E do empresário Luciano Monteiro, pai do deputado federal Fernando Monteiro, vítima da COVID-19, que se destacou trazendo desenvolvimento econômico para Pernambuco. 

Seremos sempre gratos pelas contribuições que nos deram em suas áreas de atuação. À família, desejo o consolo que só Deus pode dar nesse momento.

Deputada Alessandra Vieira e prefeito Edson Vieira

Lamentamos profundamente o falecimento de Dona do Carmo Monteiro, filha do ex-governador Agamenon Magalhães e viúva do ex-senador Armando Monteiro Filho, com quem viveu por quase setenta anos. Mãe e avó amorosa deixa uma legião de amigos. Em nome dos seus filhos, o ex-senador Armando Monteiro e Eduardo Monteiro, deixamos a nossa solidariedade à família. Que ela descanse em paz!

José Humberto de Moura Cavalcanti Filho - representando o PTB em Pernambuco

O diretório do PTB de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento de dona Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro, mãe do nosso presidente de Honra, Armando Monteiro Neto.

Dona Maria do Carmo sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi internada no Real Hospital Português, onde teve outras complicações decorrentes do AVC.

Nascida em 1926 no Recife, dona Maria do Carmo era filha do ex-Governador Agamenon Magalhães. 

Foi casada com o ex-Ministro Armando Monteiro Filho (falecido em 2018, aos 92 anos) com quem teve 5 filhos: Maria Lectícia, Eduardo Monteiro, Sérgio (falecido aos 15 anos), Horácio, e o nosso presidente de honra do PTB-PE, Armando Monteiro Neto.

Ainda consternados com a notícia da perda de dona Maria do Carmo, externamos a toda sociedade Pernambucana, em especial aos parentes e amigos próximos os nossos profundos sentimentos pela perda irreparável.

Fernando Freyre Filho - Presidente da Fundação Gilberto Freyre

Com imensa tristeza e pesar, recebemos a notícia do falecimento de D. do Carmo, uma mulher de fibra cuja trajetória de vida ficará para sempre marcada na história de Pernambuco. Que suas lembranças sejam eternizadas e que a família e os amigos encontrem em Deus o conforto necessário para enfrentar esse momento tão difícil. Nossos mais sinceros sentimentos.

Alberto Virgínio - Desembargador 

Dr. Eduardo, a baraúna da família Monteiro se foi, referência de dignidade, honestidade e humildade. Seu legado se perpetuará nos filhos, netos e bisnetos. Que Deus a receba no seu reino. Dr. Armando Filho a recebeu de braços aberto, no acalento do Pai Divino. Nossos sentimentos!!!

Silvia Rissim, presidente do Imip

A notícia do falecimento de d. Do Carmo Monteiro é, para mim, uma triste realidade! Compartilho a dor de seus familiares e desejo que encontrem conforto para superar este momento. Do Carmo era de um carinho comigo que me deixa um pouco órfã também. Que ela descanse em paz.

Maria de Lourdes C. de Araújo - presidente do Conselho de Administração da Unimed Recife

O Conselho de Administração da Unimed Recife se solidariza com a família e amigos pela perda da ilustríssima Sra. Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro, que faleceu nesta quinta-feira, 9 de julho de 2020.

Sra. Maria do Carmo era uma mulher à frente do seu tempo, com uma vida marcada pela integridade, sensibilidade e discrição. É uma grande perda para Pernambuco e para o Brasil.

Queremos nesse momento solidarizar com toda a família e em especial com seus filhos, Dr. Eduardo Monteiro, Sra. Lecticia Cavalcanti, Dr. Horácio e Dr. Armando Monteiro Neto.

Veja também

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem
HOMENAGEM

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato