Vacina

Morre brasileiro que participava voluntariamente dos testes da vacina de Oxford

Anvisa confirmou o óbito e disse que protegerá identidade do paciente

Vacina da OxfordVacina da Oxford - Foto: Vicenzo Pinto/AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou, nesta quarta-feira (21), a morte de um voluntário brasileiro que participava dos testes da vacina pequisada pela Universdade de Oxford.

Segundo fontes da pesquisa, o voluntário era homem, tinha 28 anos, médico e morava no Rio de Janeiro. Ele morreu por complicações com a Covid-19. A Anvisa afirma ter sido notificada do óbito em 19 de outubro, quando foi informada que o comitê independente que acompanha o caso sugeriu o prosseguimento do estudo

Confira a nota da Anvisa:

"Em relação ao falecimento do voluntário dos testes da vacina de Oxford, a Anvisa foi formalmente informada desse fato em 19 de outubro de 2020. Foram compartilhados com a Agência os dados referentes à investigação realizada pelo Comitê Internacional de Avaliação de Segurança.

É importante ressaltar que, com base nos compromissos de confidencialidade ética previstos no protocolo, as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada por esse comitê, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo. Assim, o processo permanece em avaliação.

Portanto, a Anvisa reitera que, segundo regulamentos nacionais e internacionais de Boas Práticas Clínicas, os dados sobre voluntários de pesquisas clínicas devem ser mantidos em sigilo, em conformidade com princípios de confidencialidade, dignidade humana e proteção dos participantes.

A Anvisa está comprometida a cumprir esses regulamentos, de forma a assegurar a privacidade dos voluntários e também a confiabilidade do país para a execução de estudos de tamanha relevância.

A Agência cumpriu, cumpre e cumprirá a sua missão institucional de proteger a saúde da população brasileira".

Veja também

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato

Suprema Corte dos EUA bloqueia lei do Texas que permite detenção de migrantes
Estados Unidos

Suprema Corte dos EUA bloqueia lei do Texas que permite detenção de migrantes