Luto

Morre Janet Malcolm, um dos maiores nomes do jornalismo, aos 86 anos

Nascida em Praga e radicada ainda criança nos Estados Unidos, Malcolm é autora de reportagens clássicas como "O Jornalista e o Assassino"

Janet Malcolm, jornalistaJanet Malcolm, jornalista - Foto: Kevin Sturman / Lori Bookstein Fine Art

A jornalista americana Janet Malcolm, uma das maiores referências no seu campo, morreu nesta quinta-feira aos 86 anos. Segundo o jornal The New York Times, a causa da morte foi um câncer de pulmão.

Nascida em Praga e radicada ainda criança nos Estados Unidos, Malcolm é autora de reportagens clássicas como "O Jornalista e o Assassino", que debate ética e liberdade de imprensa ao narrar a história de um homem condenado por assassinato que processa um jornalista. O livro inaugurou a coleção Jornalismo Literário de Bolso, da Companhia das Letras, em 2011.

 

Também saíram pela editora "41 Inícios Falsos", coletânea que contém o famoso perfil do artista David Salle em que a autora reflete sobre seu processo de escrita; "A Mulher Calada", seu grande perfil sobre a poeta Sylvia Plath; e "Anatomia de um Julgamento", que avança na investigação da escritora sobre a Justiça criminal.

A jornalista trabalhou de 1963 até a sua morte na revista New Yorker, que abrigou seus ensaios mais famosos, onde assinou desde uma coluna sobre design até textos sobre fotografia, psicanálise e críticas literárias.

Entre seus livros ainda inéditos no Brasil, estão "Reading Chekhov", seu perfil do escritor russo, e "Nobody's Looking at You: Essays", seu último livro de ensaios.

Veja também

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem
HOMENAGEM

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato