Morre o ex-presidente de Portugal Mário Soares

Político era considerado um dos líderes do movimento pela democracia no País europeu

Paulo Câmara transmite comando do Estado para Luciana SantosPaulo Câmara transmite comando do Estado para Luciana Santos - Foto: Heudes Regis/SEI

Faleceu neste sábado (7), aos 92 anos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares. De acordo com a Agência Lusa, Soares estava internado no Hospital da Cruz Vermelha de Lisboa desde 13 de dezembro. Ele chegou a ficar inconsciente e em cuidados intensivos durante três dias e, após experimentar uma melhora na saúde, chegou a sair da Univdade de Cuidados Intensivos (UCI).

Na noite de 24 de dezembro, porém, sua saúde piorou de forma súbita, e Soares voltou à UCI. Dois dias depois, caiu em um "coma profundo", de acordo com a EFE.

Mario Soares foi presidente de Portugal entre 1986 e 1996 e ocupou o cargo de primeiro-ministro em duas ocasiões, entre 1976 e 1978, e entre 1983 e 1985.

Ele contribuiu para a instauração da democracia em 1974 e para a integração europeia do país. Fundador do Partido Socialista português, também foi ministro das Relações Exteriores e deputado europeu.

Veja também

Obra no bairro da Imbiribeira altera itinerário de duas linhas de ônibus
Mobilidade

Obra no bairro da Imbiribeira altera itinerário de duas linhas de ônibus

Pernambuco aumenta sequenciamento genético para monitorar variantes do coronavírus em circulação
Coronavírus

Pernambuco aumenta sequenciamento genético para monitorar variantes do vírus