Luto

Morre a paisagista e arquiteta Janete Freire

Em sua vida, ela trabalhou nas gestões do ex-prefeito, ex-governador e atual senador Jarbas Vasconcelos

Paisagista Janete FreirePaisagista Janete Freire - Foto: Fernando Machado

Figura essencial à memória e construção urbana do Recife, a arquiteta e paisagista Janete Freire faleceu, nesta sexta-feira (10), deixando um legado à Capital Pernambucana. Ela foi responsável por reconstruções e projeções urbanas de praças e parques públicos do Recife durante as gestões de Jarbas Vasconcelos na Prefeitura da Cidade e também no Governo do Estado. Entre os seus projetos, estão os Jardins de Boa Viagem, na Zona Sul; as Praças do Entroncamento e Casa Forte, na Zona Norte; além dos canteiros da Avenida Agamenon Magalhães, principal corredor recifense.

Durante as gestões de Jarbas frente à Prefeitura, durante as décadas de 1990 e 1980, Janete Freire também trouxe as decorações de Natal e Carnaval - que ainda estão presentes na memória dos recifenses. "Seu talento e olhar diferenciado para os espaços públicos transformaram e embelezaram largos, jardins, praças, parques e logradouros. Tive o privilegio de contar com sua parceria, trabalho e inspiração quando fui Prefeito do Recife e também quando estive à frente do Governo do Estado. Janete foi uma colaboradora zelosa que ajudou a tornar a cidade mais aprazível para os moradores e convidativa aos visitantes", lamentou o senador Jarbas Vasconcelos, em nota publicada nas redes sociais. 


Também nas redes sociais, a ex-deputada estadual Terezinha Nunes comentou sobre a perda paisagista. "Faleceu hoje no Recife a brilhante paisagista e arquiteta Janete Freire. Deu uma grande contribuição ao Recife e Pernambuco nas gestões do ex-prefeito , ex-governador e atual senador Jarbas Vasconcelos. Projetou a recuperação de praças e jardins incluindo os que margeiam a avenida Agamenon Magalhães e fez as primeiras decorações de Natal e Carnaval da capital um grande sucesso. Que Deus a receba em sua eterna morada", contou na publicação.

Não foram divulgadas informações sobre a causa do falecimento nem horário de sepultamento da arquiteta.

Veja também

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas
Conflito

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso
Crime

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso

Newsletter