Luto

Morre a paisagista e arquiteta Janete Freire

Em sua vida, ela trabalhou nas gestões do ex-prefeito, ex-governador e atual senador Jarbas Vasconcelos

Paisagista Janete FreirePaisagista Janete Freire - Foto: Fernando Machado

Figura essencial à memória e construção urbana do Recife, a arquiteta e paisagista Janete Freire faleceu, nesta sexta-feira (10), deixando um legado à Capital Pernambucana. Ela foi responsável por reconstruções e projeções urbanas de praças e parques públicos do Recife durante as gestões de Jarbas Vasconcelos na Prefeitura da Cidade e também no Governo do Estado. Entre os seus projetos, estão os Jardins de Boa Viagem, na Zona Sul; as Praças do Entroncamento e Casa Forte, na Zona Norte; além dos canteiros da Avenida Agamenon Magalhães, principal corredor recifense.

Durante as gestões de Jarbas frente à Prefeitura, durante as décadas de 1990 e 1980, Janete Freire também trouxe as decorações de Natal e Carnaval - que ainda estão presentes na memória dos recifenses. "Seu talento e olhar diferenciado para os espaços públicos transformaram e embelezaram largos, jardins, praças, parques e logradouros. Tive o privilegio de contar com sua parceria, trabalho e inspiração quando fui Prefeito do Recife e também quando estive à frente do Governo do Estado. Janete foi uma colaboradora zelosa que ajudou a tornar a cidade mais aprazível para os moradores e convidativa aos visitantes", lamentou o senador Jarbas Vasconcelos, em nota publicada nas redes sociais. 


Também nas redes sociais, a ex-deputada estadual Terezinha Nunes comentou sobre a perda paisagista. "Faleceu hoje no Recife a brilhante paisagista e arquiteta Janete Freire. Deu uma grande contribuição ao Recife e Pernambuco nas gestões do ex-prefeito , ex-governador e atual senador Jarbas Vasconcelos. Projetou a recuperação de praças e jardins incluindo os que margeiam a avenida Agamenon Magalhães e fez as primeiras decorações de Natal e Carnaval da capital um grande sucesso. Que Deus a receba em sua eterna morada", contou na publicação.

Não foram divulgadas informações sobre a causa do falecimento nem horário de sepultamento da arquiteta.

Veja também

Bolsonaro terá 15 dias para pagar R$ 2.600 após perder ação para Jean Wyllys
PROCESSO JUDICIAL

Bolsonaro terá 15 dias para pagar R$ 2.600 após perder ação para Jean Wyllys

Homens que ameaçaram jovem negro em shopping do Rio são identificados como PMs
Agressão

Homens que ameaçaram jovem negro em shopping do Rio são identificados como PMs