Guerra na Ucrânia

Moscou vai abrir corredores humanitários diários da Ucrânia para a Rússia

Corredores para outra direção ainda serão negociados pelos dois países

A Rússia destacou que vai abrir corredores humanitários diários A Rússia destacou que vai abrir corredores humanitários diários  - Foto: Daniel Mihailescu/AFP

A Rússia destacou nesta quinta-feira (10) que vai abrir corredores humanitários diários para permitir que os ucranianos que fogem dos combates cheguem ao seu território, enquanto Kiev pede corredores que permitam a evacuação de civis dentro da Ucrânia.

"Anunciamos oficialmente que os corredores humanitários para a Federação Russa agora serão abertos unilateralmente, sem coordenação, todos os dias a partir das 10h", declarou um alto funcionário do Ministério da Defesa da Rússia, Mikhail Mizintsev, citado em um comunicado. 

Os corredores que forem "em outras direções serão negociados com a parte ucraniana", acrescentou.

"Garantimos total segurança nos territórios controlados pelas forças armadas russas", prosseguiu Mizintsev, pedindo ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e às Nações Unidas que "trabalhem no terreno com as autoridades ucranianas para informar a população sobre esta iniciativa". 

Mizintsev informou que Moscou já tinha evacuado "mais de 187.000 pessoas" para a Rússia, um número que não pode ser verificado de forma independente.

Muitos civis estão presos em cidades sitiadas pelo exército russo na Ucrânia, frequentemente obrigados a se esconder em porões para se proteger dos bombardeios.

Três rodadas recentes de diálogos entre negociadores russos e ucranianos tiveram como resultado várias declarações de cessar-fogo locais e de abertura de corredores humanitários para a evacuação de civis das cidades cercadas.

Mas, tanto russos quanto ucranianos têm se acusado reiteradamente de violar estes acordos.

Veja também

Dezenas de tremores abalam Taiwan poucas semanas após semanas terremoto fatal
terremotos

Dezenas de tremores abalam Taiwan poucas semanas após semanas terremoto fatal

Lula diz torcer para que Venezuela volte à normalidade e para que EUA retirem sanções
América do Sul

Lula diz torcer para que Venezuela volte à normalidade e para que EUA retirem sanções

Newsletter