Motoristas aprovam mudanças no trânsito da avenida Afonso Olindense

Foram implantadas faixas de pedestres, semáforos e sinalizações verticais e horizontais e via foi transformada em mão dupla

Mudanças no trânsito da avenida Afonso Olindense, na Várzea, na Zona Oeste do RecifeMudanças no trânsito da avenida Afonso Olindense, na Várzea, na Zona Oeste do Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O primeiro dia útil das mudanças no trânsito na avenida Afonso Olindense, na Várzea, na Zona Oeste do Recife, apresenta movimentação tranquila. Nesta segunda-feira (7), as alterações no fluxo incluem a transformação da via, no trecho entre a rua Rodrigues Ferreira até a avenida Caxangá, em mão dupla.

Foram implantadas ainda faixas de pedestres, semáforos e sinalizações verticais e horizontais. Desde o último mês de novembro, agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) realizavam uma operação assistida entre 15h30 e 18h30 para estudar as mudanças no local.

Leia também:
Trecho da av. Afonso Olindense ganha nova mão dupla
CTTU implanta novos binários em Boa Viagem


Os motoristas oriundos dos bairros da Várzea e Cidade Universitária agora podem ir direto e seguir em frente para acessar os dois sentidos da avenida Caxangá. "Como opção tem também a Rodrigues Ferreira, que antes era a única via utilizada pelos veículos que saíam. Agora houve essa divisão de fluxo para minimizar consideravelmente as retenções. Estamos bastante otimistas que esta ação trará excelentes resultados", afirmou o gerente geral de operação e fiscalização da CTTU, Fabiano Ferraz.

A vendedora Natália de Oliveira, que passou pelo local nesta segunda, elogiou a mudança. "Meu filho estuda aqui e sempre tem transtorno no horário que eu volto. Pego engarrafamento, coisa de um hora sempre. Está maravilhoso e com certeza aprovo", disse. O mecânico Ademir da Silva também aprovou o novo esquema. "Melhorou bastante para quem sai da Várzea para ir no sentido Camaragibe. Antes era uma complicação e agora facilitou bastante, principalmente nos horários de pico", afirmou.

Para o motorista Danilo Ferreira, a mudança vai deixar o trânsito mais livre. "Esta é a primeira vez que estou vendo esse acesso. Acho que vai facilitar porque tem muito ônibus que congestiona no retorno", falou.

Os gelos baianos do canteiro central da avenida Caxangá foram removidos e a CTTU implantou semáforos no local. Outro semáforo foi instalado na intersecção da Afonso Olindense com a Rodrigues Ferreira. Agentes e orientadores da CTTU permanecerão no local por duas semanas para tirar as dúvidas de condutores.

Veja também

Número de casos da Covid-19 chega a 8,75 milhões no Brasil
Boletim Pandemia

Número de casos da Covid-19 chega a 8,75 milhões no Brasil

Organizadores de ato que terminou com invasão do Capitólio trabalharam para campanha de Trump
EUA

Organizadores de ato que terminou com invasão do Capitólio trabalharam para campanha de Trump