Motoristas notam pequena melhora na avenida Antônio de Góes após mudanças em semáforos

Sinais sincronizados ajudaram a reduzir fila de veículos, mas retenções continuaram nos horários de pico

Trânsito na avenida Antônio de GóesTrânsito na avenida Antônio de Góes - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Condutores que passaram pela avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, notaram melhora no trânsito, ainda que retenções continuem acontecendo, após a mudança nos ciclos verdes de quatro dos cinco semáforos da via, feita pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) desde as 5h30 desta quinta-feira (7). Os motoristas que saem da avenida Boa Viagem são os que mais dizem perceber efeito positivo na medida, adotada após dois dias de tráfego carregado na região por conta da volta às aulas e da falta de sincronia dos sinais.

A Folha de Pernambuco mostrou que, apesar de a avenida Boa Viagem receber um volume viário maior (35 mil veículos/dia) que a avenida Conselheiro Aguiar (28 mil/dia), era a segunda que tinha maior ciclo verde no semáforo que fica no cruzamento com a Antônio de Góes. Por conta disso, quem saía da via que margeia a praia vinha levando mais de uma hora para fazer um percurso de 20 minutos.

Com as mudanças feitas pela CTTU, o ciclo verde ficou maior e coincidente aos demais. "Hoje [ontem], estou achando um pouco melhor. Mas aqui, em geral, piorou muito depois que colocaram a faixa de ônibus. Fizeram antes das férias e, quando as aulas voltaram, ficou ruim", disse o comerciante Paulo Roberto, 60 anos. "Melhorou um pouco, mas falta mais", resumiu Eduardo Nunes, 26.

Leia mais:
- Primeiro dia de Faixa Azul no Pina divide motoristas 

Na saída da Via Mangue, o ciclo verde do semáforo já estava equilibrado em relação ao fluxo proveniente da Antônio de Góes. "Mas achei que ficou pior. Está bem complicado, mesmo depois do horário de pico", avaliou o gestor comercial Marcelo Gomes, 44.

Pela manhã, em uma agenda de Carnaval, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, disse acreditar que as alterações feitas trarão bons resultados. "Toda mudança que a gente faz precisa de uma avaliação depois da implantação. Nós fizemos a avaliação e conseguimos fazer uma nova programação dos semáforos que, com certeza, vai dar um belo resultado a partir de hoje", afirmou.

Veja também

Paulo Skaf, que se reuniu com Bolsonaro, está com Covid-19
Bolsonaro

Paulo Skaf, que se reuniu com Bolsonaro, está com Covid-19

Três homens assaltam trem em Jaboatão dos Guararapes

Três homens assaltam trem em Jaboatão dos Guararapes