Notícias

Mourão diz que navio legal que ejetou combustível é provável culpado por óleo

Segundo ele, o governo brasileiro chegou a um número de 11 navios que podem ter derramado combustível no litoral nordestino

Vice-presidente Hamilton MourãoVice-presidente Hamilton Mourão - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente interino Hamilton Mourão afirmou que o presidente Jair Bolsonaro pode anunciar ainda nesta semana que navio causou o derramamento de óleo no litoral brasileiro.

O general da reserva se reuniu nesta quarta-feira (30) com o comandante da Marinha, Eduardo Bacellar. Após o encontro, disse que a investigação está na fase final.

"Temos uma boa chance", disse. "A gente sempre aprende no quartel o seguinte: notícias boas é o comandante que dá. As ruins é o subcomandante. É assim que funciona", ressaltou.

Leia também:
Marinha diz que não há confirmação de mancha de óleo no sul da Bahia
Novo balanço contabiliza 1518 toneladas de óleo recolhidas em Pernambuco
Não se sabe se poluição com óleo em praias está perto do fim, diz ministro da Defesa


Segundo ele, o governo brasileiro chegou a um número de 11 navios que podem ter derramado combustível no litoral nordestino.

O responsável pelo desastre ambiental, de acordo com o presidente interino, não estava com o transponder desligado. O equipamento de comunicação informa a posição e a altitude da embarcação.

"Tem que cobrar, tem que multar. Existe uma legislação do mar, existe um sistema de alerta em relação ao meio ambiente. Qualquer navio que ocorra um acidente desta natureza tem que avisar. A legislação vai bater em cima dele", afirmou.

Segundo Mourão, pelo que foi apurado até o momento, o navio responsável pelo derramamento não é ilegal e teria causado o incidente ao fazer uma ejeção de óleo para manter a estabilidade da embarcação.

"Eu acho que o cara fez uma ejeção de porão ali pela quantidade de óleo", afirmou.

"Se ele tá com problema de flutuação, de balanço, aí ele tira um pouco de óleo para ter estabilidade", acrescentou.

Mourão lembrou que foram recolhidos até o momento 2.500 toneladas de óleo e que um um navio transporta cerca de 250 mil toneladas, o que representa um 1%.

Desde o dia 30 de agosto, as manchas de óleo já atingiram 283 localidades em 98 municípios dos nove estados do Nordeste.

Veja também

Notebooks de empresa júnior são furtados dentro da PUC-SP; polícia investiga
BRASIL

Notebooks de empresa júnior são furtados dentro da PUC-SP; polícia investiga

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo
palestina

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo

Newsletter