Movimentação para Brasil x Bélgica começa cedo; confira pontos de bloqueio

A bola rola em Kazan, na Rússia, apenas às 15h (horário de Brasília), mas torcedores e ambulantes estão desde as primeiras horas da manhã na expectativa para o jogo que pode levar a Seleção para as semifinais

Movimentação no Bairro do Recife para Brasil x BélgicaMovimentação no Bairro do Recife para Brasil x Bélgica - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A movimentação no Bairro do Recife, na área central da Capital pernambucana, começou cedo nos preparativos para Brasil x Bélgica, partida válida pelas quartas de final da Copa do Mundo 2018. A bola rola em Kazan, na Rússia, apenas às 15h (horário de Brasília), mas torcedores e comerciantes estão desde as primeiras horas da manhã na expectativa para o jogo que pode levar a Seleção de Tite para as semifinais.

A festa começou no Marco Zero com os bonecos gigantes de nomes como Galvão Bueno, Pelé, Neymar, Paulinho, Ana Maria Braga, Fernanda Gentil e Ana Paula Araújo. Ao som de uma banda de forró e sob um templo nublado e com bastante vento, os gigantes jogaram uma partida de futebol improvisada no cartão postal do Recife.

Leia também:
Opções para assistir a Brasil x Bélgica no calor da torcida
Confira o horário dos bancos e do comércio no dia de Brasil x Bélgica, nesta sexta


A vigilante Carla Suzana, de 33 anos, passava pelo local antes de ir ao trabalho e parou para acompanhar e registrar os bonecos gigantes com fotos. “Estou confiante para o jogo. Acho que o Brasil vai ganhar de 3x1 com gols de Neymar, Coutinho e Paulinho”, contou Carla, que irá assistir ao jogo contra a Bélgica em casa.

Os ambulantes também chegaram cedo nos arredores da Arena Brahma e Boulevard Rio Branco, duas opções de locais para os torcedores assistirem ao jogo no Bairro do Recife. Confira outros locais. Na esquina da rua Madre de Deus com a rua Vigário Tenório, os primeiros trabalhadores chegaram por volta das 6h.

Entre eles, Marcílio Santana, que se mostrou confiante para as vendas nesta sexta. “Hoje estou sentindo que vai dar tudo certo, o sol também vai ajudar. Os outros jogos não foram tão bons, principalmente o último, que foi às 11h e o povo voltou ao trabalho depois. Esse é à tarde e é sexta, todo mundo vai ficar”, disse o ambulante apostando em uma vitória do Brasil por 2x1, com gols de Neymar.

   Esquema especial

A Prefeitura do Recife montou um esquema especial para o Bairro do Recife nesta sexta e reforçou o efetivo da Guarda Municipal, da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CiaTur) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). A CTTU irá monitorar o trânsito no Cais da Alfândega com um efetivo de 102 agentes.

Os principais pontos de bloqueio serão montados, das 9h às 22h, na intercessão da ponte do Limoeiro com a rua da Aurora, na junção da avenida Cais do Apolo com a rua Madre de Deus, na ponte Maurício de Nassau, nas intercessões da avenida Alfredo Lisboa com a rua Mariz e Barros, na rua da Moeda e na avenida Marquês de Olinda.

O fluxo de veículos no Cais da Alfândega, onde está montada a Arena Brahma desde o início do Mundial, na rua Madre de Deus e na ponte Maurício de Nassau estarão bloqueados, assim como o acesso pelas transversais da avenida Rio Branco.

As opções de chegada aos pontos dos telões são a avenida Sul, a ponte Giratória, a avenida Alfredo Lisboa ou as pontes Princesa Isabel e Buarque de Macedo. Para sair do Bairro do Recife, estarão disponíveis a avenida Cais do Apolo e Alfredo Lisboa, que estarão livres em direção à avenida Norte. A avenida Sul poderá ser acessada pelo motorista que utilizar a rua Mariz de Barros e a ponte Giratória.

   Táxis

Para facilitar o fluxo dos torcedores, um ponto provisório de táxis será montado pela CTTU na rua Madre de Deus, ao lado do estacionamento do Shopping Paço Alfândega. Outro ponto estará disponível na ponte Buarque de Macedo.

Veja também

Pandemia desacelera, mas EUA não se dispõe a abrir fronteiras como a UE
Internacional

Pandemia desacelera, mas EUA não se dispõe a abrir fronteiras como a UE

Recife fará busca por quem ainda não tomou segunda dose de vacina contra a Covid-19
Imunização

Recife fará busca por quem ainda não tomou segunda dose de vacina contra a Covid-19