Movimento nos aeroportos deverá crescer no Carnaval

Esperam-se 2,6 milhões de passageiros entre embarques e desembarques, 100 mil a mais do que o registrado em 2017

Infraero alertou aos operadores de aeronaves que avaliem os planejamentos de voosInfraero alertou aos operadores de aeronaves que avaliem os planejamentos de voos - Foto: Divulgação / Infraero

Entre os dias 8 e 19 deste mês de fevereiro, esperam-se 2,6 milhões de passageiros, entre embarques e desembarques nos terminais de voos comerciais regulares. Com isso, aeroportos da Infraero devem apresentar um aumento de 4,7% no movimento. No carnaval de 2017, o fluxo registrado foi de 2,5 milhões de passageiros.

Para evitar tumultos e garantir a fluidez, os terminais elaboraram planos de contingência e executaram manutenções preventivas em equipamentos como raios-x, esteiras de bagagem, sinalização de pisa, pontes de embarque, entre outros.

Leia também:
Receita do turismo deve crescer neste carnaval após 3 anos em queda, diz CNC
Aeroporto do Recife é o 10º em qualidade no País


Centros de Gerenciamento Aeroportuário
O Aeroporto Internacional do Recife, assim como os de Congonhas, Santos Dumont, Curitiba e Manaus, será coordenado pelos Centros de Gerenciamento Aeroportuário (CGA). O propósito é de que o funcionamento das instalações seja gerido em tempo real, concebendo e implantando medidas que melhorem a fluidez e o atendimento dos passageiros e aeronaves. 

A gestão ocorre através da convergência de informações entre agentes que trabalham nos aeroportos, permitindo a Infraero detectar as necessidades particulares de cada terminal. Participam do CGA representantes da Infraero, Polícia Federal, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Receita Federal, Vigilância Sanitária, Vigilância Agropecuária e companhias aéreas. 

Veja também

Brasil acumula 5,3 milhões de casos e 157 mil mortes por Covid-19
Coronavírus

Brasil acumula 5,3 milhões de casos e 157 mil mortes por Covid-19

Pernambuco registra 157 novos casos e 10 óbitos nas últimas 24h
Coronavírus

Pernambuco registra 157 novos casos e 10 óbitos nas últimas 24h