Movimento tranquilo na RMR após fim da quarentena com regras mais rígidas

A partir desta segunda, em todo o território pernambucano, fica suspenso o rodízio de veículos de acordo com as placas, mas permanece obrigatório o uso de máscaras para quem precisar sair de casa

Movimentação no primeiro dia após o encerramento da quarentena mais rígidaMovimentação no primeiro dia após o encerramento da quarentena mais rígida - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

No primeiro dia após o fim da quarentena com regras mais rígidas nas cidades do Recife, Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata), o movimento nas ruas, nesta segunda-feira (01), ainda é tranquilo, mas começa a se intensificar, sobretudo na circulação de carros.

Vale lembrar que, a partir desta segunda, em todo o território pernambucano, fica suspenso o rodízio de veículos de acordo com as placas (pares e ímpares), mas permanece obrigatório o uso de máscaras para quem precisar sair de casa. Também continua vedado o acesso às faixas de praia, calçadões e parques públicos, bem como o funcionamento de shoppings, lojas e prestadores de serviço que não se enquadrem como atividades essenciais.

Leia também:
Decreto mantém restrições em praias e parques de Pernambuco; escolas seguem fechadas
Pernambuco registra 450 novos infectados e 68 mortes pela Covid-19 em 24h 

Na ronda feita pela Folha de Pernambuco, pela Avenida Conde da Boa Vista, Rua da Imperatriz, Avenida Agamenon Magalhães, no Recife, a maioria das pessoas estava utilizando máscara, mas alguns ainda saem sem o item obrigatório ou usam de forma inadequada (no queixo, sem cobrir o nariz). Já na Feira de Beberibe, em Olinda, o fluxo de pessoas é intenso e a aglomeração é enorme. As pessoas circulam sem respeitar a distância mínima e várias atividades econômicas que estão proibidas por decreto seguem abertas.

Além disso, foram identificadas lojas com as portas parcialmente abertas no centro do Recife e na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda.

Retomada

Ainda nesta segunda, o Governo do Estado vai apresentar o plano de retomada das atividades econômicas. O cronograma de flexibilização das regras para cada setor será divulgado, assim como os protocolos de higiene e distanciamento social que serão exigidos para que as empresas reabram as portas.

No entanto, alterações no cronograma de abertura e a possibilidade do retorno de medidas mais duras de isolamento não estão descartadas. Os dados de saúde serão monitorados diariamente e vão orientar as decisões do Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Recorde de casos de Covid na Índia e alerta no Japão a três meses dos Jogos
Coronavírus

Recorde de casos de Covid na Índia e alerta no Japão a três meses dos Jogos

Pai de Henry Borel vê 'estratégia' sobre relatos de supostas agressões sofridas por Monique
Caso Henry Borel

Pai de Henry Borel vê 'estratégia' sobre relatos de supostas agressões sofridas por Monique