Notícias

Movimento tranquilo na RMR após fim da quarentena com regras mais rígidas

A partir desta segunda, em todo o território pernambucano, fica suspenso o rodízio de veículos de acordo com as placas, mas permanece obrigatório o uso de máscaras para quem precisar sair de casa

Movimentação no primeiro dia após o encerramento da quarentena mais rígidaMovimentação no primeiro dia após o encerramento da quarentena mais rígida - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

No primeiro dia após o fim da quarentena com regras mais rígidas nas cidades do Recife, Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata), o movimento nas ruas, nesta segunda-feira (01), ainda é tranquilo, mas começa a se intensificar, sobretudo na circulação de carros.

Vale lembrar que, a partir desta segunda, em todo o território pernambucano, fica suspenso o rodízio de veículos de acordo com as placas (pares e ímpares), mas permanece obrigatório o uso de máscaras para quem precisar sair de casa. Também continua vedado o acesso às faixas de praia, calçadões e parques públicos, bem como o funcionamento de shoppings, lojas e prestadores de serviço que não se enquadrem como atividades essenciais.

Leia também:
Decreto mantém restrições em praias e parques de Pernambuco; escolas seguem fechadas
Pernambuco registra 450 novos infectados e 68 mortes pela Covid-19 em 24h 

Na ronda feita pela Folha de Pernambuco, pela Avenida Conde da Boa Vista, Rua da Imperatriz, Avenida Agamenon Magalhães, no Recife, a maioria das pessoas estava utilizando máscara, mas alguns ainda saem sem o item obrigatório ou usam de forma inadequada (no queixo, sem cobrir o nariz). Já na Feira de Beberibe, em Olinda, o fluxo de pessoas é intenso e a aglomeração é enorme. As pessoas circulam sem respeitar a distância mínima e várias atividades econômicas que estão proibidas por decreto seguem abertas.

Além disso, foram identificadas lojas com as portas parcialmente abertas no centro do Recife e na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda.

Retomada

Ainda nesta segunda, o Governo do Estado vai apresentar o plano de retomada das atividades econômicas. O cronograma de flexibilização das regras para cada setor será divulgado, assim como os protocolos de higiene e distanciamento social que serão exigidos para que as empresas reabram as portas.

No entanto, alterações no cronograma de abertura e a possibilidade do retorno de medidas mais duras de isolamento não estão descartadas. Os dados de saúde serão monitorados diariamente e vão orientar as decisões do Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Covid-19: Relator na Anvisa defende fim do uso obrigatório de máscaras em voos e em aeroportos
uso de máscaras

Covid-19: Relator na Anvisa defende fim do uso obrigatório de máscaras em voos e em aeroportos

Resgate de mineiros no México completa duas semanas sem resultados
América

Resgate de mineiros no México completa duas semanas sem resultados