Mudança inicia no modelo de gestão

O que está por trás desses resultados é um amplo leque de ações e programas desenvolvidos desde os primeiros anos do Governo Eduardo Campos, quando a educação mudou a sua concepção de gestão, adotando as mesmas ferramentas de planejamento, execução e moni

Espetáculo "OE"Espetáculo "OE" - Foto: Fernando Stankus/Divulgação

Com a nova forma de gerir a educação, houve um grande investimento na infraestrutura da rede estadual de ensino e uma aposta na expansão das escolas em tempo integral e escolas técnicas. O modelo das vinte unidades de Escolas de Referência do Ensino Médio, as Erem, criadas em 2004, ainda durante o Governo Jarbas Vasconcelos, foi replicado para impressionantes 328 unidades. Um quantitativo que faz de Pernambuco o estado com maior número de vagas de educação integral do País. As cerca de 170 mil vagas correspondem a um número maior que todas as vagas oferecidas pelos quatro estados da região Sudeste, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde está a maior concentração de riqueza do País.

Ensino técnico
As escolas técnicas também cresceram em um ritmo expressivo. Se em 2007 existiam apenas seis unidades voltadas aos alunos que completam o ensino médio e buscam uma capacitação profissional, atualmente Pernambuco conta com 34 escolas, espalhadas por todo o estado e contando com cursos que exploram as vocações econômicas de cada uma das regiões. “Pernambuco, hoje, se destaca no cenário nacional como o estado que detém a maior rede de escolas de educação integral do país, e os bons resultados no desempenho acadêmico dos educandos, alcançados ano após ano confirmam a importância e o acerto do Governo do Estado ao investir, responsavelmente, numa educação de qualidade social para a juventude de Pernambuco, contribuindo para seu desenvolvimento, do litoral ao sertão”, avaliou o secretário executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra.

Veja também

Astronauta estadunidense vota do espaço
Eleições EUA

Astronauta estadunidense vota do espaço

GOL e Cobasi fazem ação conjunta para quem viajar com animais de estimação
Folha Pet

GOL e Cobasi fazem ação conjunta para quem viajar com animais de estimação