Logo Folha de Pernambuco

TAREFAS DOMÉSTICAS

IBGE: Em relação aos homens, pernambucanas trabalham mais e sofrem com mais desemprego

Separando por grupos etários, a faixa de pessoas com idade entre 50 e 59 anos apresenta maior discrepância entre os percentuais de tarefas domésticas realizadas

Mulher lavando louçaMulher lavando louça - Foto: Wikimedia

O trabalho não remunerado, aquele que envolve cuidado e manutenção da vida cotidiana, é designado para as mulheres na maioria dos lares brasileiros. Somado a isso, o percentual de mulheres em trabalho formal, remunerado, é menor que o de homens. Há mais mulheres desempregadas.

Em Pernambuco, as mulheres dedicam o dobro de tempo semanal que homens em tarefas domésticas, concluiu a pesquisa de estatísticas de gênero do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "22,3 horas para elas contra 10,8 horas para eles no ano de 2019", comunicou o instituto. No cenário nacional, mulheres trabalham 21,4 horas semanais contra 11 horas dos homens. 

Separando por grupos etários, a faixa de pessoas com idade entre 50 e 59 anos apresenta maior discrepância entre os percentuais de tarefas domésticas realizadas. Enquanto mulheres com essa idade dedicam 24,2 horas semanais às atividades, homens dedicam apenas 10,2 horas. 

A pesquisa também analisou a presença de mulheres no mercado de trabalho no Estado e concluiu que o percentual de mulheres desempregadas é superior ao percentual de homens desempregados. No ano de 2019, Pernambuco registrou 17% de mulheres desempregadas contra 13,6% dos homens. 

"A situação é ainda pior para as mulheres pretas ou pardas, cuja taxa de desocupação foi de 18,8% no períodp contra 14,2% para os homens pretos ou pardos, 13,2% para as mulheres brancas e 12% para os homens brancos", informou o IBGE. 
 

Veja também

Socorristas reportam mais de 60 feridos em área onde Hezbollah reivindicou ataque com drones
ATAQUE

Socorristas reportam mais de 60 feridos em área onde Hezbollah reivindicou ataque com drones

França pede ao Irã que apoie 'desescalada geral' no Oriente Médio
CONFLITO

França pede ao Irã que apoie 'desescalada geral' no Oriente Médio

Newsletter