CORAÇÃO NOVO

Na lista de espera há mais de três meses, mulher recebe novo coração no Recife, na noite de Natal

Coração da paciente chegou de helicóptero, saindo de Caruaru até o Procape, local em que foi realizado o transplante

Transplante foi realizado na noite deste domingo (25)Transplante foi realizado na noite deste domingo (25) - Foto: Procape/Divugação

A noite deste domingo (25) teve um significado mais especial para uma paciente do Pronto-Socorro Cardiológico da Universidade de Pernambuco (Procape/UPE). Após espera de mais de três meses, uma mulher, de 59 anos, recebeu um novo coração por meio de um transplante.

O procedimento ocorreu após a chegada do órgão, de helicóptero, saindo de Caruaru, no Agreste, para o Recife. O transporte aéreo foi feito a partir de uma parceria da Central de Transplantes, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Grupamento Tático Aéreo (GTA - SDS/PE).

pProcape/Divulgação

A mulher não teve seu nome divulgado, mas a informação é de que ela é moradora de Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. 

Diagnosticada com insuficiência cardíaca e em situação de gravidade, ela estava há pelo menos três meses e meio na lista de espera para o transplante. O procedimento foi realizado com sucesso e o estado de saúde da paciente é considerado estável.

A mulher deve fazer a primeira biópsia miocárdica nos próximos dias para avaliar o resultado da operação e a aceitação do novo órgão.

O médico cardiologista do Procape Frederico Browne, um dos cirurgiões responsáveis pelo procedimento, reforçou a importância da doação de órgãos para quem precisa de uma nova chance de vida.

"Nós que compomos o Procape temos muita satisfação na conclusão de mais um transplante. Este Natal foi um dia de renascimento para uma outra pessoa graças principalmente ao doador e sua família, que entenderam a importância disso mesmo num momento de dor. A eles o nosso respeito e gratidão", agradece o médico cardiologista Frederico Browne.

BALANÇO DE TRANSPLANTES EM PERNAMBUCO
De acordocom balanço de transplantes da Secretaria Estadual de Saúde - SES/PE, de janeiro até novembro deste ano foram realizadas no Estado 30 cirurgias deste tipo.

No mesmo período de 2021, o total de cirurgias de transplantes de coração realizados foi de 38 procedimentos. 

Atualmente 14 pacientes estão em fila de espera por um transplante cardíaco. Pernambuco ocupa o sexto lugar no ranking do País de transplantes de órgãos e tecidos, ficando atrás de São Paulo, Paraná, Ceará, Rio de Janeiro Minas Gerais.

 

Veja também

Menina de sete anos é baleada no Rio de Janeiro enquanto caminhava com padastro
BRASIL

Menina de sete anos é baleada no Rio de Janeiro enquanto caminhava com padastro

Polícia Federal combate empresas clandestinas de segurança privada
segurança

Polícia Federal combate empresas clandestinas de segurança privada

Newsletter