Mundo

Acidente de avião no Irã após despedida de solteira não deixou sobreviventes

Queda de avião matou oito amigas e três tripulantes após despedida de solteira de Mina Basaran, filha de 28 anos de um importante executivo turco

A aeronave retornava a Istambul após a despedida  de solteira de  Mina Basaran, filha de 28 anos de um importante executivo turco, com um grupo de amigasA aeronave retornava a Istambul após a despedida de solteira de Mina Basaran, filha de 28 anos de um importante executivo turco, com um grupo de amigas - Foto: Reprodução/Instagram

Os serviços de resgate não encontraram nenhum sobrevivente entre os destroços do avião particular que caiu no domingo na região sudoeste do Irã com 11 pessoas a bordo. A aeronave retornava a Istambul após a despedida  de solteira de  Mina Basaran, filha de 28 anos de um importante executivo turco, com um grupo de amigas. "O avião transportava três membros da tripulação e oito passageiros. Duas passageiras tinham nacionalidade espanhola e as outras eram cidadãs turcas", informou nesta segunda-feira (12) a Organização Iraniana da Aviação Civil (OIAC) em um comunicado.

Foi confirmada a informação de que no Bombardier Challenger 604 de propriedade da empresa Basaran Holding Company, viajavam a filha de Huseyin Basaran - presidente deste grupo turco que atua nas áreas de energia, construção e turismo - e sete de suas amigas.

Leia também:
Jato transportando jovens que celebravam casamento de amiga cai no Irã


Mina Basaran havia anunciado seu noivado em outubro e viajou aos Emirados Árabes Unidos para comemorar sua despedida de solteira. O avião decolou de Sharyah, nos Emirados Árabes Unidos, e seguia para Istambul quando caiu nas montanhas de Zagros, mais de 400 km ao sul de Teerã. "O avião entrou no espaço aéreo da República Islâmica do Irã às 16H59 locais (10H29 de Brasília) e caiu às 18H09", informou a OIAC.

Despedida
Jovens publicaram em suas redes sociais imagens e vídeos das comemorações, com as hashtags #bettertogether (melhor juntas) e #minasbachelorete (despedida de solteira da Mina). No último sábado (10), elas acompanharam o show da cantora Rita Ora. A última foto de Mina Barasan nas  redes sociais mostra as oito amigas vestindo roupões e óculos escuros em um hotel de luxo em Dubai. Nesta segunda (12), a conta de Mina e de uma amiga no Instagram, únicas que eram abertas, foram fechadas.



Acidente

O avião desapareceu dos radares depois de "que o piloto pediu para baixar de altitude devido a um problema técnico", informou a OIAC. De acordo com a agência iraniana Isna, os corpos das 11 vítimas foram encontrados e devem ser transportados nesta segunda (12) até o aeroporto de Shahr-e Kord, capital da província de Shahar Mahall-Bajtiari, região da tragédia. As caixas-pretas do avião foram localizadas e serão enviadas às autoridades turcas.

Veja também

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?
Família Real

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com
ISRAEL X HAMAS

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com

Newsletter