Mundo

Após morte de general, Parlamento iraquiano aprova expulsão de tropas americanas

O governo iraquiano precisa aprovar o pedido.

Qasem SoleimaniQasem Soleimani - Foto: Mehdi Ghasemi/ISNA/AFP

O Parlamento iraquiano aprovou neste domingo (5) uma resolução que pede ao governo que expulse tropas estrangeiras no Iraque e que garanta que elas não usem o território, o espaço aéreo e o aquático do país de nenhuma forma. O governo iraquiano precisa aprovar o pedido.

A medida, que afeta as tropas americanas no país, foi discutida em meio ao agravamento de tensões na região, depois que o general Qassim Soleimani, principal comandante militar iraniano, foi morto em um ataque americano a um aeroporto em Bagdá, capital do Iraque. O general recebeu homenagem de iraquianos, que fizeram uma marcha carregando o caixão pela capital do país, Bagdá, neste sábado (4), sob gritos de "morte aos EUA".

Leia também:
Trump ameaça atingir 52 alvos iranianos
Base que abriga soldados americanos é alvo de ataques no Iraque
EUA enviará de 3.000 a 3.500 soldados ao Oriente Médio após morte de Soleimani
Ataque dos EUA mata importante general iraniano em Bagdá


A resolução foi aprovada durante uma sessão extraordinária no Parlamento iraquiano, transmitida ao vivo pela televisão estatal e acompanhada pelo primeiro-ministro do país, Adel Abdel Mahdi. O texto afirma que governo deve "se comprometer a revogar seu pedido de assistência da coalizão internacional que luta contra o Estado Islâmico devido ao fim das operações militares no Iraque e à conquista da vitória".

O primeiro-ministro já havia recomendado ao Parlamento que discutisse o fim da presença estrangeira no país o quanto antes. "Apesar das dificuldades internas e externas que devemos enfrentar, é melhor para o Iraque", disse Mahdi.

As tropas americanas lutaram no Iraque entre 2014 e 2017 contra o Estado Islâmico (EI) e hoje somam cerca de 5.000 pessoas no país. ​ A coalizão liderada pelos Estados Unidos para lutar contra o EI afirmou que vai interromper suas atividades.

Segundo o jornal The New York Times, o comando dos EUA afirmou que as atividades serão pausadas e revistas depois de ataques a bases americanas e iraquianas nas últimas semanas -em um deles, um segurança privado americano foi morto. A prioridade das tropas, a partir de agora, será fortalecer seus postos.

O ministério das Relações Exteriores do Iraque também convocou, neste domingo, o embaixador dos EUA para tratar do ataque americano em solo iraquiano que resultou na morte do general Suleimani. O órgão afirmou que a ação foi "uma violação da soberania do Iraque e de todas as normas internacionais que regulam a relação entre dois países".

Bagdá também apresentou uma queixa ao Conselho de Segurança da ONU contra "ataques americanos". O corpo do do general Qassim Suleimani foi recebido no Irã neste domingo por centenas de milhares de pessoas, em meio a manifestações contra os Estados Unidos.

Veja também

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?
Família Real

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com
ISRAEL X HAMAS

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com

Newsletter