Apuração mostra vitória de Evo Morales na Bolívia em 1º turno
Foram quase cinco dias de contagem até definir que Evo conseguiu seu quarto mandato consecutivo
Em uma apuração cheia de desconfiança e com várias idas e vindas, o resultado oficial aponta, nesta quinta-feira (24), para a vitória de Evo Morales na disputa para a presidência da Bolívia.
Foram quase cinco dias de contagem até definir que Evo conseguiu seu quarto mandato consecutivo. No meio da noite desta quinta, com 99,97% das urnas apuradas, o presidente tinha 47,07% dos votos, contra 36,51% de Carlos Mesa.
Essa margem de dez pontos percentuais é suficiente para a reeleição de Evo. E, mesmo com os votos restantes para apurar, não seria mais possível a mudança.
Leia também:
Evo diz que direita tenta dar golpe de Estado na Bolívia
'Seria bom uma revisão da apuração', diz Bolsonaro sobre eleição na Bolívia
A indefinição em relação à apuração trouxe problemas para a Bolívia, culminando com a convocação de uma greve geral e protestos na terça-feira (22).
A OEA (Organização dos Estados Americanos) foi convocada para uma auditoria e considerou que a realização de um segundo turno seria a melhor opção para os bolivianos.
Isso, porém, foi refutado pelo governo boliviano. Evo Morales ainda chamou a oposição para fazer parte da auditoria da apuração e exigiu provas de que houve fraude durante o pleito.
O governo brasileiro, os Estados Unidos e a União Europeia também defenderam a realização de um segundo turno para "assegurar transparência às eleições".
Entenda o vaivém das eleições
- Domingo
89% das urnas foram apuradas pela contagem de votos um a um e pelo registro das atas. A apuração feita pelas atas foi interrompida às 22h40, mas o de cédulas individuais continuou. O resultado indicava 2º turno.
- Segunda
Pela manhã, a contagem por votos um a um mostrava um resultado diferente da apuração por atas, o que daria a vitória a Evo. À noite, com 95% das urnas apuradas pelo método um a um, Evo foi anunciado vencedor no 1º turno, com 46,86% dos votos contra 36,73% de Carlos Mesa.
- Terça
A contagem por atas, paralisada na noite de domingo, foi retomada. Com 95% das urnas apuradas, mostrava Evo vencedor por estreita margem.
- Quarta
Voltou a ser considerada a contagem manual. Com 97,40% das urnas apuradas, Evo tinha 46,67% dos votos, contra 36,86% de Mesa -uma diferença de 9,81 pontos percentuais. Esse resultado indica 2º turno.
- Quinta
Às 15h17, com 99,16% das urnas apuradas, Evo tinha 46,96% dos votos, contra 36,59% de Mesa. Esse resultado daria a vitória a Evo em primeiro turno. Horas depois, o resultado oficial confirmou a vitória -47,07% dos votos, contra 36,51%
Veja também

Trump e toda a sua violência reanimaram a cultura, diz o crítico americano Hal Foster
