Mundo

Arqueólogos abrem sarcófago e encontram três múmias no Egito

Apesar dos alertas da internet pelas semelhanças a filmes em que uma maldição é por fim libertada depois de séculos selada, caixa de 27 toneladas foi aberta

Crânios das três múmias encontradasCrânios das três múmias encontradas - Foto: Reprodução/Twitter

Quando arqueólogos egípcios encontraram um sarcófago negro de 27 toneladas fechado há 2 mil anos, os usuários do Twitter foram velozes em implorar: não abram! Parecia mesmo o início de um desses filmes em que uma maldição é por fim libertada depois de séculos selada. "Não aprendemos nada?", diversos deles perguntaram.

Mas a caixa foi por fim aberta na quinta-feira (19) e, por enquanto, não ressuscitou um faraó de nome impronunciável nem espalhou pragas bíblicas sobre a terra. Segundo o jornal britânico The Guardian, o sarcófago de granito negro continha três múmias em decomposição devido a uma infiltração de um líquido escarlate -provavelmente esgoto.

Leia também:
Oito múmias são encontradas em túmulo faraônico com mais de 3 mil anos de antiguidade
Arqueólogos espanhóis descobrem múmia intacta no Egito


Esse túmulo do Período Ptolemaico (323 a.C. - 30 a.C.) foi encontrado cinco metros abaixo da superfície em uma obra em Alexandria. Não foi aberto de imediato porque apenas sua tampa, intacta desde a Antiguidade, pesa 15 toneladas. As dimensões do sarcófago, conta o diário, levaram a especulações sobre a possibilidade de que uma grande figura histórica estivesse dentro dele. Foi sugerido que pudesse ser mesmo Alexandre, o Grande, ainda desaparecido dos cemitérios.

As múmias foram levadas ao Museu Nacional de Alexandria, nessa cidade no norte do país. Ainda é necessário estudá-las para determinar sua origem, mas por ora os arqueólogos supõem que sejam três soldados. O crânio de um deles estava perfurado por uma flecha.

"Abrimos o sarcófago e, graças a Deus, o mundo não foi tomado pela escuridão", Mostafa Waziri, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades, disse a jornalistas. "Fui o primeiro a colocar a cabeça dentro do sarcófago e aqui estou diante de vocês. Eu estou bem!"

Veja também

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?
Família Real

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com
ISRAEL X HAMAS

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com

Newsletter