Mundo

Assembleia Constituinte da Venezuela suspende sessão

Decisão foi tomada após rebelião deixar uma pessoa morta, outra gravemente ferida e mais sete detidas em Valencia

Guarda nacional combate protesto de venezuelanos contrários ao governo de MaduroGuarda nacional combate protesto de venezuelanos contrários ao governo de Maduro - Foto: Ronaldo Schemidt / AFP

A Assembleia Constituinte da Venezuela suspendeu a sessão que estava prevista para este domingo (6), quando seria instalada a chamada "Comissão da Verdade" para começar a estabelecer responsabilidades por fatos violentos nas manifestações contra o governo, que acusa a oposição. As informações são da Agência EFE.

A suspensão da segunda sessão da Assembleia Nacional Constituinte (ANC) formada apenas por aliados do presidente Nicolás Maduro foi decidida depois da rebelião ocorrida hoje na Brigada 41 de Blindados do Batalhão Paramacay, na cidade de Valencia, um evento que, segundo o governo, já foi controlado pelas Forças Armadas. Por enquanto, a ação deixou uma pessoa morta, uma gravemente ferida e sete detidas.

A suspensão da reunião foi confirmada por fontes da Assembleia, que tomou posse na sexta-feira (4) no Palácio Federal Legislativo, em Caracas, e que começou a trabalhar no sábado (5). O primeiro ato foi a destituição da procuradora-geral venezuelana, Luisa Ortega Díaz, que tinha denunciado a Constituinte como uma tentativa de instaurar "um sistema totalitário".

Conforme anteciparam o presidente e vários integrantes da ANC - eleita em 30 de julho com a rejeição da oposição e da maioria dos países ocidentais - a Comissão deverá "acabar com a impunidade" de quem, segundo o governo, promoveu o "terrorismo" no país.

O próprio Maduro ameaçou com pena de prisão alguns líderes opositores por terem convocado as manifestações contra ele e contra a Constituinte. Os protestos, que acontecem desde o início de abril no país, já deixaram ao menos 121 pessoas mortas.

Veja também

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?
Família Real

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com
ISRAEL X HAMAS

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com

Newsletter