Mundo

Boris Johnson cogita convocar eleições para tentar resolver impasse do brexit

A saída da UE está atualmente marcada para acontecer no dia 31 de outubro

Bandeira britânicaBandeira britânica - Foto: Tolga Akmen / AFP

Em uma nova tentativa de resolver o impasse que se transformou a saída do Reino Unido da União Europeia, o premiê Boris Johnson cogita convocar uma nova eleição geral no país, segundo a imprensa britânica.

O primeiro-ministro convocou uma reunião emergencial de governo nesta segunda-feira (2).De acordo com a BBC, Boris pode pedir neste encontro que os parlamentares de seu partido votem por uma nova eleição geral caso eles se posicionem contra o governo na questão do brexit.

A saída da UE está atualmente marcada para acontecer no dia 31 de outubro, mas Londres e Bruxelas ainda não chegaram a um acordo de como deve ficar a relação entre eles após esta data. O brexit foi aprovado em um plebiscito em 2016, com 52% dos votos.

Boris foi eleito líder do Partido Conservador -e consequentemente primeiro-ministro- com a promessa de tirar o país do bloco no dia 31 mesmo que não exista um acordo.

Leia também:
Angela Merkel e Boris Johnson vão se encontrar para discutir brexit
Reino Unido pode entrar em recessão com Brexit sem acordo

O problema para ele é que a maior parte do Parlamento é contra essa opção e prefere adiar a saída caso não exista um entendimento entre as partes. Uma saída sem regras pode trazer efeitos perversos para a economia britânica.

Cabe ao Parlamento decidir sobre antecipar as eleições, mas Boris tem o poder de definir a data da votação. Com isso, poderia, em tese, marcá-la para depois de 31 de outubro, para um momento em que o brexit já teria ocorrido.

Membros do governo contrários à saída sem acordo negociam uma aliança com a oposição. Entre as ideias em debate, há a ideia de votar uma lei que proíba expressamente o premiê de fazer um brexit não pactuado com a UE. Outras propostas debatidas são adiar novamente a data de saída ou buscar uma moção de desconfiança, que levaria à queda do governo.

No entanto, há pouco tempo para isso. O Parlamento volta ao trabalho nesta terça-feira (3), após o recesso de verão. Na semana que vem, as atividades serão paralisadas, pois o premiê pediu uma suspensão de cinco semanas. Com isso, o trabalho será retomado só na segunda quinzena de outubro, a poucos dias da data do brexit.

Essa suspensão, apontada como estratégia para reduzir os debates, gerou diversos protestos no fim de semana no país. ​Boris tem maioria no Parlamento de apenas uma cadeira. De acordo com a imprensa britânica, cerca de 20 membros de seu partido podem se rebelar.

O premiê ameaçou expulsar da legenda quem se posicionar contra ele. No entanto, o próprio Boris e vários de seus ministros fizeram algo semelhante este ano contra a sua antecessora no cargo, Theresa May.

"A estratégia [do governo], para ser honesto, é perder essa semana e então buscar uma nova eleição", disse David Gauke, ex-ministro da Justiça e um dos parlamentares rebeldes do Partido Conservador.

O porta-voz do governo negou que o premiê queira uma nova votação. Já o principal partido de oposição defendeu a ideia.Nós queremos uma eleição geral", disse Jeremy Corbyn, líder dos trabalhistas. "Devemos permanecer juntos para parar a saída sem acordo. Esta semana pode ser nossa última chance", acrescentou.

O ex-premiê trabalhista Tony Blair apontou que a ideia pode ser uma armadilha. "Boris Johnson sabe que a proposta de brexit sem acordo pode falhar se permanecer sendo algo apenas dele, mas se isso se misturar com a questão de uma nova eleição ele pode conseguir [o brexit sem acordo], apesar da maioria ser contra, porque alguns podem temer mais a um governo de Corbyn", disse Blair.

Para os apostadores, é grande a chance de uma nova eleição em outubro. Na casa de apostas Ladbrokes, essa opção é considerada como provável por 75%.Segundo uma pesquisa do Yougov feita após o anúncio de suspensão do Parlamento, os conservadores teriam 33% dos votos em uma eleição geral, contra 22% para os trabalhistas, 21% para os liberais-democratas e 12% para o Partido do Brexit.

Em condições normais, as eleições gerais no Reino Unido ocorrem a cada cinco anos. No entanto, elas podem ser antecipadas se houver apoio de dois terços dos membros do Parlamento.

A votação fora de época também pode ocorrer se for aprovada uma moção de desconfiança contra o premiê e, em 14 dias, não houver acordo para a formação de um novo governo.

A última eleição geral foi realizada em junho de 2017, de modo antecipado. A então premiê Theresa May esperava conquistar uma prova de apoio popular, mas seu governo acabou ficando com menos representantes do que tinha antes.

Veja também

EUA: pacote de ajuda à Ucrânia supera votação-chave no Congresso
Estados Unidos

EUA: pacote de ajuda à Ucrânia supera votação-chave no Congresso

Chef peruano promove "cozinha otimizada" em refeitórios populares
Peru

Chef peruano promove "cozinha otimizada" em refeitórios populares

Newsletter