Brasil doa R$ 792 mil para restauração de basílica na Terra Santa

A informação foi confirmada em comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores

Jerusalém, cidade considerada sagrada pelas três principais religiões abraâmicasJerusalém, cidade considerada sagrada pelas três principais religiões abraâmicas - Foto: Wikipedia

O governo brasileiro finalizou nesta terça-feira (4) a doação de R$ 792 mil para restauração da Basílica da Natividade de Jesus em Belém, na Terra Santa. O local é um dos mais importantes monumentos de peregrinação cristã do mundo, com imenso significado histórico, cultural e turístico.

Além do Brasil, contribuíram até o momento para o projeto Chile, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Marrocos, Noruega, Polônia, Rússia, Turquia e Santa Sé, entre outros. O Brasil já contribuiu para a restauração de dois outros sítios cristãos na Terra Santa: a Igreja das Nações, em Jerusalém, e a Igreja da Anunciação, em Nazaré.

Leia também:
Encontrado perto de Jerusalém anel que pode ter sido de Pilatos
Holanda anuncia doação de 4 milhões de euros para atender migrantes venezuelanos


A informação foi confirmada em comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores. Amparada nas leis 13.669 e 13.735, a doação servirá exclusivamente para recuperação de mosaicos do período bizantino, na porção sul da nave original da basílica.

História

A Basílica da Natividade foi erguida durante o Império de Constantino e reerguida no de Justiniano, no século 6. Ela abriga a gruta que a tradição reconhece como o lugar do nascimento de Jesus. A basílica recebe aproximadamente 3 milhões de visitantes por ano, entre os quais muitos peregrinos brasileiros.

A construção é preservada e está na lista de patrimônios mundiais da humanidade. Todas as obras ali realizadas têm de ser supervisionadas pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e está sob auditoria da empresa Deloitte Touche Tohmatsu. As obras de restauração começaram em 2013 e deverão ser concluídas em 2019.

Veja também

Portaria restringe entrada de estrangeiros no país
Coronavírus

Portaria restringe entrada de estrangeiros no país

Novo lote com 300 mil doses da vacina da Janssen chega ao Brasil
Vacina

Novo lote com 300 mil doses da vacina da Janssen chega ao Brasil