Brexit: rainha promulga lei que confirma saída do Reino Unido da UE

A aprovação da lei torna irreversível o Brexit, que está previsto para acontecer oficialmente às 23h (horário local) do dia 29 de março de 2019.

Rainha Elizabeth IIRainha Elizabeth II - Foto: Divulgação

Foi promulgada nesta terça-feira (26) a lei de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), processo que ficou conhecido como Brexit (união das palavras Britain e Exit, que significam Grã-Bretanha e saída, em inglês). A aprovação da lei torna irreversível o Brexit, que está previsto para acontecer oficialmente às 23h (horário local) do dia 29 de março de 2019.

A lei promulgada nesta terça-feira, após assinatura da rainha Elizabeth, revoga automaticamente a Lei de Adesão do Reino Unido à União Europeia, firmana no ano de 1973, fazendo com que passe a valer o direito britânico e as leis do país, em vez do direito europeu e a legislação da UE.

Leia também:
Dois anos após plebiscito, manifestantes pedem nova votação sobre brexit
Organização pró-Brexit multada por superar limite de gastos


Após centenas de horas de debates calorosos, o texto da lei havia sido aprovado na semana passada, no parlamento britânico. O documento original foi apresentado pelo governo da primeira-ministra Theresa May, em julho do ano passado. O governo de May deve começar a usar os poderes da nova lei já nas próximas semanas.

Veja também

Abu Dhabi oferece vacinas contra a Covid-19 aos turistas
Turismo da vacina

Abu Dhabi oferece vacinas contra a Covid-19 aos turistas

Misterioso 'poço do inferno' no Iêmen impressiona geólogos
Curiosidade

Misterioso 'poço do inferno' no Iêmen impressiona geólogos