Mundo

Buscando acalmar parceiros, vice dos EUA promete apoio 'inabalável' à Otan

O presidente americano já classificou a Otan de "obsoleta" e vem prometendo se aproximar da Rússia

Mike PenceMike Pence - Foto: AFP

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, prometeu neste sábado (18) apoio "inabalável" do país à Otan (aliança militar ocidental), na tentativa de acalmar parceiros europeus preocupados com os rumos da administração Donald Trump.

"Esta é a promessa do presidente Trump: estaremos juntos à Europa hoje e todos os dias, porque somos unidos pelas mesmos nobres ideais -liberdade, democracia, justiça e Estado de direito", afirmou Pence diante de uma plateia formada por líderes europeus na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.

Em sua primeira viagem ao exterior como vice-presidente, Pence também disse que os EUA "continuarão a responsabilizar a Rússia" por suas ações e manterão a ordem mundial estabelecida desde o fim da Segunda Guerra, embora desejem criar parcerias estratégicas com Moscou.

Com suas declarações, Pence busca dar uma resposta às incertezas de parceiros europeus após a chegada de Trump ao poder. O presidente americano já classificou a Otan de "obsoleta" e vem prometendo se aproximar da Rússia, embora a Europa considere que o país ameaça a segurança regional.

A chanceler alemã, Angela Merkel, que também participou do encontro, disse que valorizar a Otan faz parte dos "interesses dos EUA".

Repetindo cobranças feitas anteriormente pelo governo Trump, o vice-presidente pediu que os membros da Otan aumentem suas despesas com segurança. Os 28 integrantes da aliança militar têm o compromisso de investir ao menos 2% de seu PIB em defesa, mas apenas os EUA e quatro outros países cumprem a regra.

Segundo Pence, o fracasso em manter o compromisso "corrói as próprias bases da aliança".

Na quarta-feira (15), o secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, advertiu que Washington pode "moderar o seu compromisso" com a Otan caso seus aliados não aumentem os gastos militares.

Veja também

Rússia exibe míssil de cruzeiro hipersônico Zircon em teste no mar
Guerra

Rússia exibe míssil de cruzeiro hipersônico Zircon em teste no mar

Deslizamento deixa três mortos e quatros desaparecidos na Guatemala
chuvas

Deslizamento deixa três mortos e quatros desaparecidos na Guatemala