A-A+

Catar encomenda 7 navios de guerra da Itália por € 5 bilhões

A imprensa italiana afirma que o contrato envolve sete navios de superfície: quatro corvetas, um navio de desembarque e duas patrulhas

Doha, capital de CatarDoha, capital de Catar - Foto: STR / AFP

O Catar encomendou sete navios de guerra da Itália pelo valor de cinco bilhões de euros, anunciou o ministro das Relações Exteriores do emirado rico em petróleo, isolado por quatro países árabes, três deles do Golfo.

Leia também:

Secretário de Estado americano se reúne com adversários do Catar
Países árabes analisam resposta do Catar sobre acusações de apoiar terrorismo

"Assinamos um contrato em benefício das forças navais do Catar por meio da aquisição de sete navios de guerra na Itália pelo valor de cinco bilhões de euros", declarou o xeque Mohamed Abderrahman Al-Thani, durante uma entrevista coletiva em Doha ao lado de seu colega italiano Angelino Alfano.

O ministro italiano confirmou o contrato e citou "sete navios de guerra", mas sem revelar o valor da transação nem o tipo de embarcação. A imprensa italiana afirma que o contrato envolve sete navios de superfície: quatro corvetas, um navio de desembarque e duas patrulhas.

Catar e Estados Unidos assinaram em 15 de junho, em plena crise de Doha com os vizinhos árabes, um acordo de 12 bilhões de dólares para a venda de aviões de combate F-15.

No dia 5 de junho, Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Egito romperam relações diplomáticas com o Catar, país que acusam de apoiar extremistas, de desestabilizar a região e de aproximação do Irã xiita, grande rival do reino saudita sunita.

Veja também

UE denuncia 'falta de lealdade' dos Estados Unidos com a França
EUA x França

UE denuncia 'falta de lealdade' dos Estados Unidos com a França

EUA condena 'retórica perigosa' de aliado do primeiro-ministro etíope
EUA

EUA condena 'retórica perigosa' de aliado do primeiro-ministro etíope