Mundo

China inclui ideias de Xi Jinping na Constituição e o iguala a Mao e Deng

Medida consolida o poder do atual líder antes do início de um segundo mandato de cinco anos

Presidente chinês, Xi JinpingPresidente chinês, Xi Jinping - Foto: Divulgação

O governista Partido Comunista da China entronizou o pensamento político do presidente Xi Jinping em sua Constituição nesta terça-feira (24), colocando-o ao lado do fundador da China moderna, Mao Tsé-tung, e de Deng Xiaoping, cujas reformas iniciadas no fim dos anos 1970 transformaram a China em grande potência.

Como esperado, o partido aprovou por unanimidade uma emenda para incluir o "Pensamento de Xi Jinping Sobre o Socialismo Com Características Chinesas para uma Nova Era" como um de seus princípios orientadores. A medida consolida o poder do atual líder antes do início de um segundo mandato de cinco anos.

O partido anunciará seu novo Comitê Permanente, que atualmente tem sete membros e é presidido por Xi, perto do meio-dia local de quarta-feira (25), culminando assim uma mudança de liderança que ocorre duas vezes por década.

Wang Qishan, aliado-chave de Xi que se destacou no combate à corrupção, não estará no próximo Comitê Permanente do Politburo, o auge do poder chinês, já que não ficou entre os nomeados nesta terça-feira para integrarem o Comitê Central de 204 membros.
A permanência ou não do poderoso Wang no Comitê Permanente, apesar de ter ultrapassado a idade de aposentadoria costumeira de 69 anos, é uma das principais questões a serem respondidas pelo congresso partidário de uma semana, que terminou nesta terça-feira (24).

Wang ainda pode assumir algum outro cargo de alto escalão nos próximos meses.
Também como esperado, a Constituição emendada afirmou que a luta contra a corrupção que caracteriza o governo Xi, e que já apanhou mais de 1,3 milhão de funcionários, continuará.

Uma surpresa foi a iniciativa "Cinto e Estrada" do presidente, um programa ambicioso de construção de infraestrutura para ligar a China a seus vizinhos e além, também ter sido incluída na Constituição partidária.

Leia também:
Ex-médica acusa mais de 10 mil atletas da China de doping
China bloqueia WhatsApp antes de congresso do Partido Comunista
Xi Jinping adverte contra desafios 'inadmissíveis' em Hong Kong


Ainda se incluiu um compromisso de reformas industriais voltadas à cadeia de suprimentos e uma concessão ao "papel decisivo" das forças de mercado na alocação de recursos, um compromisso que Xi assumiu no início de seus primeiros mandatos e que muitos investidores creem que ele não cumpriu.

"O partido exerce a liderança geral sobre todas as áreas de empreendimento em cada parte do país", disse a legenda em um comunicado, refletindo os esforços em curso de Xi para fortalecer a sigla e seu lugar na sociedade chinesa contemporânea.

Se nenhum sucessor claro de Xi for indicado no novo Comitê Permanente do Politburo, o fato alimentará a especulação de que o líder pode querer se manter no poder para além dos cinco anos de praxe do segundo mandato.

Veja também

EUA: pacote de ajuda à Ucrânia supera votação-chave no Congresso
Estados Unidos

EUA: pacote de ajuda à Ucrânia supera votação-chave no Congresso

Chef peruano promove "cozinha otimizada" em refeitórios populares
Peru

Chef peruano promove "cozinha otimizada" em refeitórios populares

Newsletter