Mundo

Com ventos de até 215 km/h, furacão Irma atinge a região de Florida Keys

Serviço Meteorológico Nacional fez apelo às pessoas que ignoraram os alertas de evacuação para que procurem refúgio "agora para proteger suas vidas"

Furacão danifica as docas no porto de baleias nas Florida Keys,Furacão danifica as docas no porto de baleias nas Florida Keys, - Foto: Gaston De Cardenas / AFP

O olho do furacão Irma, agora de categoria 4, atingiu neste domingo (10) a região de Florida Keys, um arquipélago composto por cerca de 1700 ilhas no Sudeste dos Estados Unidos. As rajadas de vento são de até 215 km/h no conjunto de ilhas, anunciou o Centro Nacional de Furacões (NHC).

"Esta é uma situação extremamente perigosa e potencialmente letal", afirmou o Serviço Meteorológico Nacional (NWS) a respeito do cenário em Florida Keys, antes de fazer um apelo às pessoas que ignoraram os alertas de evacuação para que procurem refúgio "agora para proteger suas vidas".

Leia também:
Irma deixa mais de 70 mil pessoas sem energia na Flórida, diz governador
Furacão Irma atinge Cuba e cai para categoria 4

O furacão segue em direção noroeste a 15 km/h no sentido das cidades de Naples, Fort Myers e as densamente habitadas penínsulas da baía de Tampa, na costa oeste da Flórida. "Marés potencialmente fatais são registradas atualmente nas Keys e se espera que comecem esta manhã no sudoeste da Flórida", advertiu o governador Rick Scott durante a madrugada.

Em Miami, a força dos ventos e as chuvas geradas pelo furacão já começaram a fazer estragos na manhã deste domingo (10). Há ruas inundadas e árvores caídas. As ruas, totalmente vazias, são iluminadas pela intensidade dos raios e o forte vento se deixa notar nos edifícios da cidade, que recebem o impacto de objetos que saem voando devido às fortes sequências.

Em Miami Beach, a popular Collins Avenue também se viu inundada e se teme que os efeitos possam ser muitos piores à medida o furacão vá se aproximando e gere um possível aumento do nível do mar, o que afetaria as numerosas áreas costeiras da região.

As dimensões do Irma fazem com que os seus ventos com força de furacão se estendam até 130 quilômetros de seu centro e os de força de tempestade tropical sejam sentidos a até 350 quilômetros.

Veja também

EUA: pacote de ajuda à Ucrânia supera votação-chave no Congresso
Estados Unidos

EUA: pacote de ajuda à Ucrânia supera votação-chave no Congresso

Chef peruano promove "cozinha otimizada" em refeitórios populares
Peru

Chef peruano promove "cozinha otimizada" em refeitórios populares

Newsletter