Consulado do Brasil em Zurique é atacado com tinta vermelha

Este foi ao menos o quarto ataque a postos diplomáticos do Brasil no exterior neste ano

Consulado do Brasil em ZuriqueConsulado do Brasil em Zurique - Foto: Reprodução

O consulado do Brasil em Zurique, na Suíça, amanheceu manchado com tinta vermelha, que foi arremessada contra a entrada, as janelas e as portas do local.
O ataque foi registrado na manhã desta segunda-feira (23) pelo deputado regional Claudio Schmid. Ele postou, em uma rede social, acreditar que o ataque foi realizado por "radicais de extrema-esquerda, no contexto da histeria climática".

A polícia de Zurique confirmou o ataque, que ocorreu durante o fim de semana, e disse que há investigações em andamento, segundo o site de notícias suíço 20 Minuten.

Leia também:
Primavera dos Museus celebra cultura em mais de 800 instituições pelo Brasil
Sem fala do governo, cúpula do clima da ONU tem jovem brasileira na abertura

Nesta terça-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro fará o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. O presidente tem sido questionado internacionalmente pela forma como lida com a questão ambiental. Este foi ao menos o quarto ataque a postos diplomáticos do Brasil no exterior neste ano.

Em agosto, ativistas do clima do grupo Extinction Rebellion jogaram tinta vermelha na embaixada brasileira em Londres para protestar contra os danos à Amazônia e o que descreveram como "violência contra os povos indígenas que vivem lá".

A fachada da embaixada do Brasil em Berlim, na Alemanha, foi atacada duas vezes, em janeiro e em fevereiro. No primeiro ataque, em 5/1, os vidros foram pichados com a frase "Lutaremos contra o fascismo no Brasil".

Na segunda ação, a fachada foi pintada com tinta rosa. Um autor não identificado divulgou um texto reivindicando a autoria, no qual afirma que a ação foi um ato de solidariedade "à resistência feminista, transgênero e antifascista no Brasil", ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e para marcar a data em que "o fascista Jair Bolsonaro" completou um mês no poder.

Veja também

Mídia americana afirma que Trump indicará Amy Coney Barrett para Suprema Corte
internacional

Mídia americana afirma que Trump indicará Amy Coney Barrett para Suprema Corte

Em campanha por todo o país, Trump ironiza Biden por não realizar comícios
EUA

Em campanha por todo o país, Trump ironiza Biden por não realizar comícios