Mundo

Coreia do Norte teria fracassado em nova tentativa de lançar um míssil

Departamento de Defesa dos Estados Unidos confirmou neste sábado que a Coreia do Norte lançou o que parecia ser um míssil

Kim Jong-UnKim Jong-Un - Foto: AFP

A Coreia do Norte tentou sem sucesso lançar um novo míssil, informou na noite deste sábado (manhã de domingo pelo horário local) o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

"A Coreia do Norte tentou testar um novo tipo de míssil não identificado na área de Simpo, na província de Hamkyong do Sul, mas suspeitamos que o lançamento fracassou", disse o Ministério em comunicado, acrescentando que o teste está sendo analisado mais detalhadamente.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos confirmou neste sábado que a Coreia do Norte lançou o que parecia ser um míssil e também disse que o lançamento falhou "quase que imediatamente".

"O Comando do Pacífico dos EUA detectou e rastreou o que consideramos que era um míssil norte-coreano lançado às 11:21 AM hora do Havaí (21H21 GMT) de 15 de abril", informou um porta-voz do Comando, Dave Benham.

"O lançamento do míssil balístico ocorreu perto de Sinpo (província de Hamkyong do Sul). O míssil caiu quase que imediatamente", acrescentou.

O lançamento fracassado acontece um dia depois de a Coreia Norte exibir cerca de 60 mísseis - incluindo o que é suspeito de ser um novo míssil balístico intercontinental - no grande desfile militar que celebrou o 105º aniversário do fundador do país, Kim Il-Sung.

As ambições atômicas de Pyongyang têm concentrado, nas últimas semanas, grande parte das atenções do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que promete uma postura dura contra o país e ameaça uma ação unilateral se a China não ajudar a reduzir o programa nuclear de seu vizinho.

Com o aumento das hostilidades na região, Trump enviou um grupo de ataque de porta-aviões à península coreana, enquanto a Coreia Norte lançou foguetes.

Pyongyang já organizou cinco testes nucleares, dois deles no ano passado, e a análise de imagens de satélite sugere que o país pode estar se preparando para um sexto.

Funcionários da inteligência americana alertaram que a Coreia do Norte pode levar menos de dois anos para alcançar a capacidade de atacar os Estados Unidos em seu território.

Veja também

EUA: pacote de ajuda à Ucrânia supera votação-chave no Congresso
Estados Unidos

EUA: pacote de ajuda à Ucrânia supera votação-chave no Congresso

Chef peruano promove "cozinha otimizada" em refeitórios populares
Peru

Chef peruano promove "cozinha otimizada" em refeitórios populares

Newsletter