Corpos de 74 migrantes são encontrados em praia na Líbia

Segundo agência humanitária, os corpos eram de adultos, e a maioria de homens

RefugiadosRefugiados - Foto: Andreas Solaro/AFP

Os corpos de ao menos 74 migrantes foram levados pela maré até uma praia na costa da Líbia, informou nesta terça-feira (21) o Crescente Vermelho.

Segundo a agência humanitária, os corpos foram encontrados na véspera, eram todos de adultos, em sua maioria homens e vindos de países da África Subsaariana. A Líbia é o principal ponto de partida de migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo, muitas vezes em embarcações frágeis, em busca de asilo na Europa.

Segundo o Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados), entre 2015 e 2016, as viagens pelo Mediterrâneo central, geralmente iniciadas na Líbia, subiram de aproximadamente 150 mil para 180 mil, e o número de mortos cresceu de 2.800 para mais de 4.400.

A maior parte dos viajantes do Mediterrâneo central foge da violência em países da África subsaariana, como Nigéria e Eritreia. Ele viajam até a Líbia, onde embarcam com destino à Europa. O país vive há seis anos uma guerra civil e, na prática, não possui governo capaz de estabelecer controles costeiros.

Veja também

Janet Yellen é confirmada como primeira secretária do Tesouro americano
EUA

Janet Yellen é confirmada como primeira secretária do Tesouro americano

Biden prevê atrasos nas negociações de ajuda financeira para a pandemia
EUA

Biden prevê atrasos nas negociações de ajuda financeira para a pandemia