Mundo

Descoberta antiga espécie de golfinho, pequeno e sem dentes

Falta de dentes leva a supor que o golfinho se alimentava unicamente aspirando, ingerindo peixes, lulas ou outros invertebrados

Golfinho arcaico media entre 1,2 e 1,5 metroGolfinho arcaico media entre 1,2 e 1,5 metro - Foto: Robert Boessencker / AFP

Cientistas descobriram nos Estados Unidos os restos de um estranho golfinho de cerca de 30 milhões de anos de antiguidade, pequeno, sem dentes e provavelmente com bigode.

O curioso mamífero, batizado de "Inermorostrum xenops", foi descoberto por um mergulhador no rio Wando, na Carolina do Sul. Representa um antigo membro da família dos odontocetis (subordem dos cetáceos), que compreende atualmente os cachalotes, as orcas, os golfinhos e os narvais.

Leia também
Peixe sem face é encontrado nas profundezas abissais da Austrália
Peixe-boi tratada em Pernambuco tem filhote em Alagoas

Este golfinho arcaico era "incrivelmente minúsculo", com entre 1,2 e 1,5 metro, segundo o estudo publicado na quarta-feira na revista britânica Proceedings of the Royal Society B. Seu focinho, "extremadamente curto", "estava desprovido de dentes" e provavelmente dotado de longos lábios e bigodes.

Estas características são excepcionais para um membro da extinta família dos Xenorophidaes, integrada principalmente por cetáceos de "maior tamanho, com um focinho ao menos três vezes mais comprido e uma dentição com ao menos 11 dentes na mandíbula superior", segundo a equipe de pesquisadores do College of Charleston responsável pelo estudo.

A falta de dentes leva a supor que o golfinho se alimentava unicamente aspirando - como a morsa faz atualmente -, ingerindo peixes, lulas ou outros invertebrados de corpo mole.

Curiosamente, "apenas" quatro milhões de anos antes, os odontocetis já existiam mas tinham dentes, o que mostra até que ponto uma espécie pode evoluir rapidamente, segundo os pesquisadores.

Veja também

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?
Família Real

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com
ISRAEL X HAMAS

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com

Newsletter