Detido na Áustria suspeito de preparar atentado

A investigação tenta determinar seus vínculos com o "islamismo radical"

A polícia austríaca deteve na última sexta-feira (20) um jovem de 18 anos suspeito de planejar um atentado terrorista em Viena, informou o ministro do Interior, Wolgang Sobotka. "Nossas forças policiais conseguiram deter rapidamente o suspeito, impedindo assim um provável atentado terrorista em Viena", declarou Wolgang Sobotka em entrevista coletiva após uma operação das forças especiais.

A polícia deteve um "austríaco de 18 anos". A investigação tenta determinar seus vínculos com o "islamismo radical", revelou o ministro.

O ministro não deu mais detalhes sobre a identidade e antecedentes do detido, ou dos indícios que deflagraram a operação.

As forças especiais da polícia entraram em um apartamento da capital austríaca por volta das 17H00 GMT (15h00 de Brasília).

Segundo o jornal populista Krone Zeitung, o homem detido chegou na sexta-feira da Alemanha e tinha um artefato explosivo artesanal.

O jornal reportou, ainda, que o suspeito é membro de um grupo "islâmico radical", originário da Albânia, e simpatizante do grupo Estado Islâmico (EI).

A polícia não confirmou as informações, mas recomendou à população que intensifique a vigilância em locais públicos.

"Ainda há muitos fios soltos", explicou o porta-voz da polícia Thomas Kleiblinger, em declarações a agência de notícias austríaca.

Veja também

Eficácia da vacina anticovid da Moderna cai ligeiramente para 90% em teste nos EUA
Coronavírus

Eficácia da vacina anticovid da Moderna cai ligeiramente para 90% em teste nos EUA

Uruguai tem a maior taxa de contágios diários de Covid-19 do mundo
Pandemia

Uruguai tem a maior taxa de contágios diários de Covid-19 do mundo