Mundo

Detido na Áustria suspeito de preparar atentado

A investigação tenta determinar seus vínculos com o "islamismo radical"

A polícia austríaca deteve na última sexta-feira (20) um jovem de 18 anos suspeito de planejar um atentado terrorista em Viena, informou o ministro do Interior, Wolgang Sobotka. "Nossas forças policiais conseguiram deter rapidamente o suspeito, impedindo assim um provável atentado terrorista em Viena", declarou Wolgang Sobotka em entrevista coletiva após uma operação das forças especiais.

A polícia deteve um "austríaco de 18 anos". A investigação tenta determinar seus vínculos com o "islamismo radical", revelou o ministro.

O ministro não deu mais detalhes sobre a identidade e antecedentes do detido, ou dos indícios que deflagraram a operação.

As forças especiais da polícia entraram em um apartamento da capital austríaca por volta das 17H00 GMT (15h00 de Brasília).

Segundo o jornal populista Krone Zeitung, o homem detido chegou na sexta-feira da Alemanha e tinha um artefato explosivo artesanal.

O jornal reportou, ainda, que o suspeito é membro de um grupo "islâmico radical", originário da Albânia, e simpatizante do grupo Estado Islâmico (EI).

A polícia não confirmou as informações, mas recomendou à população que intensifique a vigilância em locais públicos.

"Ainda há muitos fios soltos", explicou o porta-voz da polícia Thomas Kleiblinger, em declarações a agência de notícias austríaca.

Veja também

Biden pede que americanos enfrentem 'lobby das armas'
Estados Unidos

Biden pede que americanos enfrentem 'lobby das armas'

China enfrenta novas denúncias de abusos, durante visita de comissária da ONU
Repressão a uigures

China enfrenta novas denúncias de abusos, durante visita de comissária da ONU