Em conversa telefônica, Trump e AMLO falam de imigração e comércio

"Acho que a relação vai ser muito boa. Tivemos uma ótima conserva. Acho que vai tentar nos ajudar com a fronteira", afirmou Trump aos jornalistas no Salão Oval da Casa Branca

Donald Trump, presidente dos EUADonald Trump, presidente dos EUA - Foto: Saul Loeb/Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, conhecido como AMLO, conversaram por cerca de meia hora por telefone nesta segunda-feira (2), dia seguinte à vitória do esquerdista nas eleições presidenciais mexicanas.

Leia também
Esquerdista López Obrador é eleito presidente do México
Suprema Corte dos EUA respalda veto migratório de Trump
Temer pedirá a vice de Trump fim de separação de crianças


"Acabo de falar com o presidente eleito do México", afirmou Trump aos jornalistas no Salão Oval da Casa Branca. "Acho que a relação vai ser muito boa. Tivemos uma ótima conserva. Acho que vai tentar nos ajudar com a fronteira", acrescentou, em meio à tensão criada pela dura posição de Washington em relação aos imigrantes ilegais.

Por sua vez, Obrador informou que propôs a Trump "a redução dos migrantes" e uma "melhora na segurança". "Propus a análise de um acordo global; projetos de desenvolvimento que gere empregos no México e, paralelamente, reduza migração e melhore a segurança", escreveu no Twitter.

AMLO disse que o tom da conversa foi respeitável e que representantes dos dois governos irão se encontrar. Além da questão da imigração -e do muro que Trump quer construir na fronteira com o México- os dois países têm pela frente duras discussões comerciais.

O governo americano busca renegociar o Nafta (Acordo de Livre comércio da América do Norte, que inclui ainda o Canadá), que diz desfavorecer os americanos. AMLO diz que quer manter seu país no acordo, desde que o México continue sendo beneficiado.

Veja também

EUA destacam 'metas promissoras' de Bolsonaro para proteção ambiental
Diplomacia

EUA destacam 'metas promissoras' de Bolsonaro para proteção ambiental

Israel realiza novos bombardeios na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários
Conflito

Israel realiza novos bombardeios na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários