Mundo

Em conversa telefônica, Trump e AMLO falam de imigração e comércio

"Acho que a relação vai ser muito boa. Tivemos uma ótima conserva. Acho que vai tentar nos ajudar com a fronteira", afirmou Trump aos jornalistas no Salão Oval da Casa Branca

Donald Trump, presidente dos EUADonald Trump, presidente dos EUA - Foto: Saul Loeb/Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, conhecido como AMLO, conversaram por cerca de meia hora por telefone nesta segunda-feira (2), dia seguinte à vitória do esquerdista nas eleições presidenciais mexicanas.

Leia também
Esquerdista López Obrador é eleito presidente do México
Suprema Corte dos EUA respalda veto migratório de Trump
Temer pedirá a vice de Trump fim de separação de crianças


"Acabo de falar com o presidente eleito do México", afirmou Trump aos jornalistas no Salão Oval da Casa Branca. "Acho que a relação vai ser muito boa. Tivemos uma ótima conserva. Acho que vai tentar nos ajudar com a fronteira", acrescentou, em meio à tensão criada pela dura posição de Washington em relação aos imigrantes ilegais.

Por sua vez, Obrador informou que propôs a Trump "a redução dos migrantes" e uma "melhora na segurança". "Propus a análise de um acordo global; projetos de desenvolvimento que gere empregos no México e, paralelamente, reduza migração e melhore a segurança", escreveu no Twitter.

AMLO disse que o tom da conversa foi respeitável e que representantes dos dois governos irão se encontrar. Além da questão da imigração -e do muro que Trump quer construir na fronteira com o México- os dois países têm pela frente duras discussões comerciais.

O governo americano busca renegociar o Nafta (Acordo de Livre comércio da América do Norte, que inclui ainda o Canadá), que diz desfavorecer os americanos. AMLO diz que quer manter seu país no acordo, desde que o México continue sendo beneficiado.

Veja também

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?
Família Real

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com
ISRAEL X HAMAS

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com

Newsletter