Em quarta rodada de votação, Boris Johnson segue na frente para se tornar premiê

Ainda nesta quinta os deputados decidirão quem, entre o ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, e o ministro do Meio Ambiente, Michael Gove, enfrentará Johnson em uma votação final

Boris Johnson, preferido na disputa para premiê britânicoBoris Johnson, preferido na disputa para premiê britânico - Foto: Ben Stansall / AFP

Com 157 votos de 313 deputados, o ex-chanceler britânico Boris Johnson aumentou nesta quinta (20) sua liderança frente aos outros candidatos na quarta rodada de votações para a liderança do Partido Conservador.

Pró-brexit, Johnson é o grande favorito para substituir a primeira-ministra Theresa May e, caso saia vencedor, deverá concluir as negociações a respeito da saída do Reino Unido da União Europeia. O ministro do Interior, Sajid Javid, foi eliminado - ele obteve 34 votos.

Leia também:
Comissão Europeia: Reino Unido deve pagar a conta do Brexit mesmo sem acordo
Trump promete ao Reino Unido acordo comercial pós-Brexit 'fenomenal'
Os possíveis cenários do Brexit após a saída de May


Ainda nesta quinta os deputados decidirão quem, entre o ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, e o ministro do Meio Ambiente, Michael Gove, enfrentará Johnson em uma votação final. Na quarta fase, Gove teve 61 votos e Hunt, 59.

A partir de sábado, Johnson e seu oponente farão uma campanha que os levará a todos os cantos do país para apresentarem seus programas aos 160 mil membros do partido. São eles que terão a última palavra em uma votação prevista para acontecer no final de julho.

O vencedor será o novo líder do Partido Conservador e primeiro-ministro, cargo ocupado até então por May. Ela se viu obrigada a renunciar diante da incapacidade de convencer o Parlamento britânico a aprovar o acordo de brexit negociado com a União Europeia.

Inicialmente previsto para 29 de março de 2019, o brexit foi decidido por 52% dos votos em um plebiscito em 2016. Teve de ser adiado duas vezes, e a atual data fixada para a saída é 31 de outubro.

Veja também

Pequim registra primeiros casos de variante britânica de coronavírus
PANDEMIA

Pequim registra primeiros casos de variante britânica de coronavírus

Vogue vai publicar nova capa com Kamala Harris após avalanche de críticas
Polêmica

Vogue vai publicar nova capa com Kamala Harris após avalanche de críticas