Embaixadora dos EUA na ONU considera 'inaceitável' teste de mísseis do Irã

Haley criticou a afirmação do Irã de que esse teste não viola as resoluções da ONU

O teste de mísseis balísticos de médio alcance realizado pelo Irã no último fim de semana é "absolutamente inaceitável" - disse a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, nesta terça-feira (31).

"Podemos confirmar que o Irã realizou um teste de mísseis de médio alcance no domingo, 29 de janeiro. É totalmente inaceitável", declarou a representante americana à imprensa, após uma sessão a portas fechadas do Conselho de Segurança da ONU.

Haley criticou a afirmação do Irã de que esse teste não viola as resoluções da ONU, porque os mísseis testados são unicamente para fins de defesa e não são projetados para transportar ogivas nucleares. Teerã "sabe que não deve fazer testes de mísseis balísticos", disse Haley.

O míssil lançado no domingo é capaz de levar uma carga útil de 500 kg e tinha um alcance de 300 km, descreveu a embaixadora. "É mais do que suficiente para ter capacidade de transportar uma arma nuclear", completou Haley, acrescentando que "os Estados Unidos não são ingênuos".

Veja também

Ao menos 7 mortos em terremoto na Indonésia
Ásia

Ao menos 7 mortos em terremoto na Indonésia

Príncipe Philip será enterrado durante funeral privado
Família Real

Príncipe Philip será enterrado durante funeral privado