A-A+

Equador registra seis casos de coronavírus

Autoridades pedem tranquilidade à população

Coronavírus já matou muitas pessoasCoronavírus já matou muitas pessoas - Foto: Josué Damacena/Divulgação

O Ministério da Saúde do Equador confirmou nesta segunda-feira (2) que o país tem 6 casos confirmados do novo coronavírus (Covid - 19).

Um comunicado oficial divulgado pelo Ministério de Saúde Pública, afirma que "a primeira paciente detectada com Covid-19 continua na área de cuidados intensivos de um dos 15 hospitais adequados para tratar essa patologia. Nesta data, comunicamos que seu estado de saúde não variou e que seu prognóstico é reservado".

Ainda de acordo com o comunicado, os outros cinco pacientes confirmados têm sintomas leves e permanecem isolados em suas casas sob controle e vigilância epidemiológica.

Leia também:
Balanço do novo coronavírus supera 3.000 mortes no mundo
Portugal registra primeiro caso do novo coronavírus
Coronavírus deve afetar da Zona Franca de Manaus à 25 de Março 

No domingo (1), em uma coletiva de imprensa, a ministra de Saúde do Equador, Carolina Andramuño, pediu tranquilidade à população e reforçou que o mais importante é a prevenção. "Sejamos corresponsáveis, reforcemos as medidas sanitárias como a lavagem constante das mãos".

"Do núcleo familiar primário, ou seja, o mais próximo do caso da mulher confirmada (com o vírus), foram encontrados cinco casos positivos para o Covid-19, que são levemente sintomáticos; estamos monitorando-os, controlando-os", afirmou a ministra.

O primeiro caso confirmado no Equador é de uma senhora equatoriana de 70 anos, que mora na Espanha e chegou ao país em um voo direto de Madri, no dia 14 de fevereiro. O caso foi diagnosticado na cidade de Guayaquil, situada a oeste do país, e é grave.

O governo confirmou ainda que outros 177 cidadãos equatorianos estão com suspeita da doença e são monitorados. O presidente do Equador, Lenín Moreno, escreveu em sua conta no Twitter: "Irmãs e irmãos equatorianos: a pior epidemia é o pânico. O pior vírus é o rumor. Vamos combatê-los com certezas, com verdades, com transparência!".

No domingo (1), o presidente havia publicado a seguinte mensagem: "Trabalhamos sem parar. Diante de um sintoma como tosse, febre ou problemas respiratórios, ligue para o 171 (número de emergência do Equador) e receberá atenção imediata. A melhor maneira de nos cuidarmos é estarmos bem informados para tomar as devidas precauções".

Veja também

Deserto florido no Atacama, laboratório natural de um futuro com mudança climática
Natureza

Deserto florido no Atacama, laboratório natural de um futuro com mudança climática

Autoridades sírias executam 24 pessoas por incêndios criminosos em 2020
Execução

Autoridades sírias executam 24 pessoas por incêndios criminosos em 2020