Mundo

Equatorianos escolhem novo presidente neste domingo

Além do presidente e vice-presidente, os equatorianos também vão escolher 137 deputados e cinco representantes no Parlamento Andino

Cerca de 12,8 milhões de pessoas devem comparecer às urnas neste domingo (19) para escolher o sucessor do presidente do Equador, Rafael Correa.O candidato governista e ex-vice-presidente, Lenín Moreno, 63, é o favorito, mas é provável que a disputa não seja resolvida no primeiro turno.

Moreno tem 35% das intenções de voto. Segundo as pesquisas, a diferença entre ele e o segundo colocado, o banqueiro Guillermo Lasso, é de seis a oito pontos. Logo atrás está a também direitista Cynthia Viteri.

As mesmas pesquisas, porém, indicam cerca de 40% de eleitores indecisos, o que aumenta significativamente a imprevisibilidade da disputa.No Equador, para sair vencedor no primeiro turno, o candidato necessita ter, no mínimo, 50% dos votos mais um, ou entre 40% e 50%, desde que a distância com relação ao segundo colocado seja de dez pontos percentuais. Além do presidente e vice-presidente, os equatorianos também vão escolher 137 deputados e cinco representantes no Parlamento Andino para o período 2017-2021.
As urnas se abrem às 7h (9h de Brasília) e fecham às 17h (19h de Brasília). Os resultados são esperados por volta das 20h (22h de Brasília).

Veja também

Cidade ucraniana de Kharkiv 'desrrussifica' suas ruas
Guerra na Ucrânia

Cidade ucraniana de Kharkiv 'desrrussifica' suas ruas

Aliança Quad rejeita 'mudanças pela força', com a China na mira
China e Taiwan

Aliança Quad rejeita 'mudanças pela força', com a China na mira