Mundo

Erdogan: cessar-fogo na Síria é oportunidade histórica para finalizar o conflito

"É preciso a qualquer custo não perder esta oportunidade (...) É uma oportunidade histórica", declarou o presidente turco

O projeto faz parte do programa Deixe Jaboatão Conquistar VocêO projeto faz parte do programa Deixe Jaboatão Conquistar Você - Foto: Chico Bezerra/PJG

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, considerou nesta quinta-feira que o acordo de cessar-fogo na Síria é uma "oportunidade histórica" para acabar com o conflito que atinge o país há quase seis anos.

"É preciso a qualquer custo não perder esta oportunidade (...) É uma oportunidade histórica", declarou o presidente turco durante uma coletiva de imprensa em Ancara transmitida pela televisão a respeito do acordo negociado pela Turquia e a Rússia e que deve entrar em vigor à meia-noite.

O presidente turco disse que as "organizações terroristas" estão excluídas do cessar-fogo, acrescentando que a ofensiva da Turquia contra o grupo Estado Islâmico (EI) no norte da Síria continua "com a mesma determinação".

Depois de várias reuniões na Turquia, que apoia a rebelião, entre os enviados russos e representantes dos rebeldes, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou a entrada em vigor da trégua.

Este acordo é anunciado após várias semanas de intensa atividade diplomática entre a Turquia e a Rússia, que reforçaram a sua cooperação sobre a questão síria.

O governo sírio considerou, por sua vez, que o cessar-fogo é "uma verdadeira oportunidade" para alcançar uma solução política ao conflito que devasta o país desde 2011.

"Há uma verdadeira oportunidade para encontrar uma solução política à crise na Síria e ao derramamento de sangue", avaliou o chefe da diplomacia síria, Walid Mouallem.

Veja também

Petróleo continua caindo apesar de retomada da demanda nos EUA
Petróleo

Petróleo continua caindo apesar de retomada da demanda nos EUA

Conservadores britânicos sofrem revés nas eleições locais
Londres

Conservadores britânicos sofrem revés nas eleições locais

Newsletter