Espanha mantém nível de alerta terrorista e reforça segurança em zona turística

Ministro explicou que serão reforçadas medidas de segurança em lugares e eventos de grande afluência

Espanha mantém nível 4 de alerta ao terrorismo e reforça segurança em zonas turísticasEspanha mantém nível 4 de alerta ao terrorismo e reforça segurança em zonas turísticas - Foto: J. J. Guillén/ Agência EFE/ Diretos Reservado

As autoridades espanholas decidiram, neste sábado (19), após os atentados da Catalunha, manter em nível 4 o alerta terrorista sobre uma escala de 5, mas as medidas de segurança em zonas turísticas e infraestruturas serão reforçadas, anunciou o ministro do Interior, Juan Ignacio Zoido. As informações são da Agência EFE.

O ministro explicou, em coletiva de imprensa, que este nível 4 será reforçado com a intensificação das medidas de segurança em lugares e eventos de grande afluência, com "especial ênfase" nas zonas turísticas.

Zoido presidiu a reunião extraordinária da mesa de avaliação da ameaça terrorista e depois foi para o Palácio da Moncloa, sede oficial do Executivo, para informar ao presidente do governo, Mariano Rajoy, sobre esta decisão.

Participaram da reunião responsáveis das forças e corpos de segurança do Estado e da inteligência em matéria antiterrorista, além das polícias autonômicas (regionais) da Catalunha e do País Basco.

Com a opinião unânime de todos estes especialistas, a mesa decidiu que a Espanha seguirá em nível de alerta antiterrorista 4 e não irá elevá-lo a 5 (o máximo, o que significaria a presença do Exército nas ruas), ao entender que não existe um risco de "atentado iminente".

A Espanha ativou o nível 4 de alerta antiterrorista e, 26 de junho de 2015 após os sucessivos atentados da Tunísia, França, Kuwait e Somália.

Leia também:
EI diz que ataques na Espanha foram contra 'cruzados e judeus'
Sobe para 14 o número de mortos nos atentados da Espanha
Novo ataque fere civis e um policial na Espanha; 5 suspeitos são mortos
Macron, papa Francisco, Hillary e Hezbollah se solidarizam com Barcelona
Pernambucanas que moram em Barcelona relatam ataque terrorista

Veja também

Biden diz que Trump lhe deixou uma carta 'muito generosa'
EUA

Biden diz que Trump lhe deixou uma carta 'muito generosa'

Covid-19: ministros e embaixador chinês discutem envio de insumos
Vacina

Covid-19: ministros e embaixador chinês discutem envio de insumos