Estados Unidos pedem suspensão da Venezuela da OEA

Pompeo lembrou que o vice-presidente norte-americano Mike Pence, já havia pedido a suspensão da Venezuela da OEA no mês passado com base no descumprimento da Carta Democrática Interamericana

Mike Pompeo, secretário de Estado americanoMike Pompeo, secretário de Estado americano - Foto: Wikimedia Commons

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, pediu nesta segunda (4)a suspensão da Venezuela da Organização dos Estados Americanos (OEA).

“Essa suspensão não seria um objetivo em si mesmo. Mas iria mostrar que a OEA sustenta suas palavras com ação e iria mandar um sinal poderoso ao regime de [Nicolás] Maduro: só eleições reais vão permitir que seu governo seja incluído na família das nações”, disse Pompeo, ao participar da assembleia geral anual da organização, realizada neste ano em Washington.

Pompeo lembrou que o vice-presidente norte-americano Mike Pence, já havia pedido a suspensão da Venezuela da OEA no mês passado com base no descumprimento da Carta Democrática Interamericana. Além da suspensão, o secretário de Estado pediu que os países membros da OEA apliquem pressão adicional ao regime do presidente Nicolás Maduro, incluindo sanções e mais isolamento diplomático.

Leia também:
Brasil defende suspensão da Venezuela na OEA
OEA pede proteção a bispo mediador após morte de manifestantes na Nicarágua

O representante da Venezuela junto à OEA, Jorge Arreaza, acusou os Estados Unidos de usarem a crise econômica para justificar uma intervenção externa no país. “Nenhum império vai colocar os pés na Venezuela, disse Arreaza.”

Veja também

Estudo encontra vínculo biológico entre carne vermelha e câncer colorretal
Saúde

Estudo encontra vínculo biológico entre carne vermelha e câncer colorretal

Anvisa autoriza estudo no Brasil de dose de reforço da vacina da Pfizer/BioNTech
Vacina

Anvisa autoriza estudo no Brasil de dose de reforço da vacina da Pfizer/BioNTech