Mundo

EUA abandonam Conferência de Desarmamento da ONU presidida pela Venezuela

O embaixador americano deixou a sala depois que o embaixador da Venezuela na ONU em Genebra começou a discursar

Bandeira dos Estados UnidosBandeira dos Estados Unidos - Foto: Reprodução/Pixabay

A delegação dos Estados Unidos decidiu abandonar nesta terça-feira a Conferência de Desarmamento, um fórum internacional da ONU que se reúne em Genebra, depois que a Venezuela assumiu a presidência rotativa.

"O que acontece aqui dentro agora mesmo é uma diatribe de propaganda", disse o embaixador americano Robert Wood, antes de afirmar que a Venezuela é um "Estado pária".

Leia também:
Estados Unidos ordenam saída de parte dos funcionários de sua embaixada no Iraque
Embaixadora dos Estados Unidos na ONU renuncia

"Independente do que falarem ali, o que decidirem, não tem absolutamente nenhuma legitimidade porque é um regime ilegítimo que preside este fórum", completou, em referência ao governo do presidente Nicolás Maduro. O embaixador americano saiu da sala imediatamente depois que o embaixador da Venezuela na ONU em Genebra, Jorge Valero, começou a discursar após assumir a presidência.

Estados Unidos e outros 50 países reconheceram o opositor venezuelano Juan Guaidó como presidente interino. "Um representante de Juan Guaidó, o presidente interino, deveria estar neste fórum, deveria estar sentado na cadeira agora mesmo", disse Wood.

A Conferência de Desarmamento (CD) foi um fórum chave da ONU na negociação de acordos de controle de armas, mas nos últimos anos foi bloqueado por divergências diplomáticas. Wood descreveu a presidência da Venezuela do fórum como "outro dia trágico na história do CD", depois que no ano passado a Síria assumiu o posto, ocupado de maneira rotativa e por ordem alfabética do países membros.

Veja também

Pesquisa aponta amplo favoritismo de Liz Truss para suceder Boris Johnson em Downing Street
reino unido

Pesquisa aponta amplo favoritismo de Liz Truss para suceder Boris Johnson em Downing Street

Mudança climática afeta zangões, de acordo com estudo britânico
meio ambiente

Mudança climática afeta zangões, de acordo com estudo britânico