Mundo

Fisioterapeuta da Cruz Vermelha é baleada por paciente cadeirante no Afeganistão

Lorena Enebral Pérez, de 38, foi baleada dentro do centro ortopédico da ONG em Mazar-i-Sharif. Ainda não se sabe o motivo do assassinato

Lorena Enebral Pérez, ministrando curso de Gerenciamento de Crianças com Paralisia Cerebral no YoutubeLorena Enebral Pérez, ministrando curso de Gerenciamento de Crianças com Paralisia Cerebral no Youtube - Foto: Reprodução Youtube

Uma fisioterapeuta espanhola que trabalhava para a Cruz Vermelha no norte do Afeganistão morreu, após ser baleada por um paciente em uma cadeira de rodas - informaram as autoridades locais nesta segunda-feira (11).

Lorena Enebral Pérez, de 38, foi baleada dentro do centro ortopédico da ONG em Mazar-i-Sharif, disse à AFP o porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) no Afeganistão, Thomas Glass.

Ela foi rapidamente levada para o hospital da base militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Camp Marmal, onde não resistiu aos ferimentos e morreu.

Leia também:
Cingapura tem uma mulher como presidente pela primeira vez
Trump homenageia vítimas do 11 de setembro
ONU diz que furacão Irma quebrou "uma série de recordes"


"Lorena, enérgica e cheia de alegria, era a alma do nosso centro em Mazar. Hoje, nossos corações estão destroçados", declarou a chefe da delegação do CICR no Afeganistão, Monica Zanarelli, segundo a ONG. "Lorena era uma fisioterapeuta profissional muito dedicada aos serviços dos pacientes, em particular das crianças", completou.

"Estamos abalados e arrasados", lamentou o CICR Afeganistão em sua conta no Twitter, confirmando a nacionalidade da vítima.

Os sete centros ortopédicos da Cruz Vermelha no Afeganistão ajudam deficientes físicos, em especial os que perderam algum membro na violência instalada no país. Também fabricam cerca de 19.000 próteses por ano, explica a ONG.

Duas pessoas foram detidas, entre elas o suposto autor do ataque, de 21 anos, descrito pela Polícia como um "paciente regular". "Escondeu, em sua cadeira de rodas, a arma que usou para atirar na vítima", disse à AFP o porta-voz da Polícia, Shir Khan Durrani.

O homem "abriu fogo contra ela, quando entrou na sala de consulta", acrescentou o subchefe de Polícia Abdul Razaq Qaderi. Ainda não se sabe o motivo do assassinato.

O CICR tem sido alvo de vários ataques no norte do Afeganistão, onde talibãs e grupos ligados à organização extremista Estado Islâmico (EI) fazem o terror reinar.

A maioria dos programas da Cruz Vermelha nas regiões instáveis do norte do Afeganistão está em suspenso desde que seis funcionários do CICR foram mortos em fevereiro, após uma emboscada contra seu comboio na província de Jowzjan.

Dois membros da ONG levados como reféns durante esse ataque foram soltos na semana passada. Nenhum grupo insurgente assumiu a autoria desses sequestros e assassinatos, mas a Polícia de Jowzjan atribui sua autoria a extremistas locais do EI.

Um funcionário espanhol da Cruz Vermelha foi sequestrado em dezembro passado, quando circulava com companheiros entre Mazar-i-Sharif e o reduto talibã vizinho de Kunduz. Foi libertado algumas semanas depois.

Veja também

EUA: pacote de ajuda à Ucrânia supera votação-chave no Congresso
Estados Unidos

EUA: pacote de ajuda à Ucrânia supera votação-chave no Congresso

Chef peruano promove "cozinha otimizada" em refeitórios populares
Peru

Chef peruano promove "cozinha otimizada" em refeitórios populares

Newsletter