A-A+

Fogo atinge catedral de Notre-Dame, em Paris

Bombeiros e internautas relatam incêndio na igreja

Incêndio atingiu a catedral de Notre-Dame na última segunda-feira (15)Incêndio atingiu a catedral de Notre-Dame na última segunda-feira (15) - Foto: AFP

Um incêndio foi reportado nesta segunda-feira na emblemática catedral de Notre-Dame, no centro de Paris, "potencialmente ligado" ao trabalho de reformas do da construção, segundo o corpo de bombeiros. A fumaça pode ser vista do topo do patrimônio considerado uma referência histórica da capital francesa.

O incêndio, cuja gravidade ainda estava por ser determinado, tomou conta do sótão da catedral, o monumento histórico mais visitado da Europa. De acordo com o porta-voz da Notre-Dame, o incêndio começou no fim da tarde, hora local.

Leia também:
Após 2 meses, vítima de incêndio no Ninho deixa hospital
Bombeiros controlam incêndio em supermercado em Camaragibe


A prefeita da cidade, Anne Hidalgo, usou sua conta pessoal no Twitter para lamentar o “terrível” acidente em curso e exaltar o trabalho dos bombeiros que estão no local tentando combater as chamas. “Estamos mobilizados no local em estreita ligação com o @dioceseParis. Peço a todos respeito ao perímetro de segurança”, destacou a prefeita.

Após tomar conhecimento do incêndio, o presidente francês, Emmanuel Macron, adiou um discurso que faria nesta segunda sobre medidas econômicas para aplacar os protestos liderados pelos "coletes amarelos"
No Twitter, o presidente francês declarou que está triste em ver "parte de nós todos queimar".

Uma das mais importantes e famosas catedrais de Paris, a Notre-Dame, dedicada a Santa Maria, mãe de Jesus Cristo, foi construída entre 1160 e 1345, em estilo gótico. Ao longo dos anos, a catedral foi palco de cerimônias celtas e romanas, além de ter inspirado o romance conhecido como O Corcunda de Notre-Dame, do escritor francês Victor Hugo, publicado em 1831. A catedral recebe 13 milhões de turistas todo ano. É o monumento histórico mais frequentado da Europa.

Reações
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou o incêndio na Catedral de Notre-Dame. “Tão horrível ver o enorme incêndio na Catedral de Notre Dame em Paris. Talvez os tanques de água que voam pudessem ser usados para apagá-lo. Deve haver uma ação rapidamente", disse Trump na sua conta pessoal no Twitter.

 

Veja também

Índia vai exportar oito milhões de vacinas anticovid em outubro
Vacinas

Índia vai exportar oito milhões de vacinas anticovid em outubro

Rússia pede que EUA seja 'mais ativo' na renovação do acordo nuclear com o Irã
Acordo Nuclear

Rússia pede que EUA seja 'mais ativo' na renovação do acordo nuclear com o Irã