Forte terremoto de 7,5 pontos abala centro da Indonésia

Epicentro do terremoto foi a 78 quilômetros ao norte da cidade de Palu

Shopping na cidade de Palu foi destruído pelo abalo sísmico que atingiu a IndonésiaShopping na cidade de Palu foi destruído pelo abalo sísmico que atingiu a Indonésia - Foto: BNPB / AFP

A Indonésia foi atingida por um potente terremoto de magnitude 7,5 nesta sexta-feira (28), segundo o US Geological Survey (USGS), enquanto a agência nacional de desastres divulgou um alerta de tsunami.

O terremoto foi registrado na ilha de Sulawesi, com profundidade de apenas 10 quilômetros, apenas algumas horas depois de um pequeno sismo que deixou pelo menos um morto nessa mesma região.

Esse último tremor foi de maior magnitude do que a série de terremotos que este ano deixou centenas de mortos na ilha de Lombok. O terremoto desta sexta teve seu epicentro a 78 quilômetros ao norte da cidade de Palu, capital da província de Sulawesi Central, mas foi sentido 900 quilômetros ao sul, na ilha de Makassar.

Leia também:
Terremoto de 6,9 graus sacode o norte da Nova Zelândia
Sobe para 18 o número de mortos em terremoto no Japão


Lisa Soba Palloan, moradora de Toraja, 175 quilômetros ao sul de Palu, disse que vários tremores foram sentidos nesta sexta. "O último foi o mais forte", contou, acrescentando que "todo o mundo deixou suas casas, gritando de medo". Os sismos registrados na ilha indonésia de Lombok no verão passado deixaram 555 mortos e cerca de 1.500 feridos.

Veja também

É preciso se preparar para a próxima pandemia como para a guerra, alerta Bill Gates
Covid-19

É preciso se preparar para a próxima pandemia como para a guerra, alerta Bill Gates

Colômbia suspende voos com o Brasil por nova cepa da Covid-19
Mutação do coronavírus

Colômbia suspende voos com o Brasil por nova cepa da Covid-19