Fragmento de monstruoso 'banco de gordura' é exposto em Londres

Massa sólida como pedre é resultado de uma mistura de gordura e papéis higiênicos que obstruía a rede de esgoto da época vitoriana

Uniforme de funcionário do esgoto londrinoUniforme de funcionário do esgoto londrino - Foto: Daniel Leal-Olivas / AFP

Os curiosos poderão admirar em um museu de Londres a partir desta sexta-feira (9) um "banco de gordura" (fatberg) que obstruía a rede de esgoto da época vitoriana. Esta massa, sólida como uma pedra, que é principalmente o resultado de uma mistura de gordura e papéis higiênicos jogados nos banheiros, foi encontrada em redes de esgoto no leste de Londres em setembro, e uma parte será exposta a partir de sexta-feira no Museum of London.

"O 'banco de gordura' nos diz coisas sobre a evolução de Londres", explicou Sharon Robinson-Calver, responsável pela conservação das coleções do museu. "Atualmente, nossas redes de esgoto estão ameaçadas por uma crise: oito vezes por hora, clientes da Thames Water (companhia de água) sofrem uma obstrução provocada por dejetos despejados através de canos onde não deveriam ser jogados", destaca.

Leia também:
Primeiro homem britânico era negro e tinha olhos azuis
Tartaruga ninja Michelangelo visita exposição do artista que inspirou seu nome


Uma população aumentando e regimes alimentares mais ricos em gordura provocaram este problema, mas o monstro de 250 metros de comprimento e que pesa 130 toneladas entupiu até redes que normalmente conseguem liberar estes "fatbergs".

"É um verdadeiro monstro que demanda muita mão de obra e máquinas para poder ser extraído", comentou na época de sua retirada Matt Rimmer, chefe das redes de esgoto da Thames Water. "É como tentar quebrar o concreto", acrescentou então.

Expor este horror em uma vitrine é um desafio, posto que se trata de "um material extremamente perigoso, transbordante de bactérias e que libera pequenas quantidades de gases tóxicos", declarou Robinson-Calver. "A amostra que recolhemos pode conter agulhas hipodérmicas, preservativos, ou materiais de saúde capazes de propagar doenças", advertiu.

Veja também

Cientistas advertem que particulas do coronavírus no ar podem ser infecciosas
Alerta

Cientistas advertem que particulas do coronavírus no ar podem ser infecciosas

Ministério Público da Bolívia pede prisão de Evo por terrorismo

Ministério Público da Bolívia pede prisão de Evo por terrorismo